SH4lom Adonai, P4Z do S3nhor amado (a)!
02Iyar5786//30Abr__25
#F3LIZ Iyar, ‘nosso’ 2º mês! IzR43L 77 anos!
Hoj3, 2º Yom (2º Dia)! Mês da INDependência de IzR43L!
Seja edificado (a) ao assistir o vídeo desta publicação, que disserta sobre a Compreensão PROF3tik4 deste mês de Iyar, que também é o mês da Kura para todo IzR43L e seus #Filhos da INDependência de IzR43L! Os pregadores Ap’s Adriano José e Daniela, do Min. Ramo Estendido, detalha sobre este importante mês do Kalendário Bíbliko da Criação UNIversal!
Abaixo a folhinha deste mês deste “nosso” #Kalendário, o Hebreu, que traz os dias conjugados com esse gregoriano / solar, que sabemos na verdade SER #ApócrifoAnticristo (por ter alterado os T3mpos (Dan 7:25) e ter os nomes e meses consagrados a d---uses e personalidades gHr3co-rHom4nos)! ... Como também pelas “Palavras do próprio SR! YeshuaH-Jesus, ‘nosso S3NHOR’ e Salvador pessoal”, que DECLAROU que NÃO VEIO para mudar a #SantaL3I & os PROF3t4s, mas SIM, para CUMPRIR “toda a #SantaL3I & os PROF3t4s” (Mat 5.17-21 e outros em P4R4bolas)! Àqueles que desejavam saber qual dia é Hoj3 no Kalendário Bíbliko, sem ter que pesquisar em conversores na Web, segue ‘boa sugestão’ para nos ajudar. (Êxo 12:1-14 e 31:13-17; 2 Crô 7 & Luk 1:5-36 #SÍÍÍímbolos da #UNI4oETERNA do Criador UNIversal com sua #NOIV4 ou mulher!):
Na Santa L3I do S3NHOR, Bíblia SAGRADA, vemos mais referências sobre este importante mês, que nos retrata a Celebração da Independência de IzR43L no 5º dia deste mês, quando se comemoraráH o marko de IzR43L 77 anos!
Há quase “Dois dias Bíblicos ‘inteiros’, quase dois mil anos ‘inteiros’, depois da Ressurreição do ‘nosso’ MashiacH-Messias”, o S3NHOR nos Revela para Hoj3, que a FIGUI3ira de Kan 6:3-13; Luk 21:29-37; Rom11:11-25; Efé 2:11-22 e 3:6-9 & Apo 15:3, na Verdade são os DOIS KOROS, Kazas ou Acampamentos dos filhos de IzR43L entre as nações, sendo:
#1oKORO: A Kaza de Judá, pela vara de Jacó &
#2oKORO: A Kaza de José, pela vara de Efraim!
Devendo considerar o ocorrido com a tribo de Efraim...
Que no T3mpo histórico das TRIbos e reinados de JudáH & IzR43L, assim COMO aquela tribo também se afastou de YerusHalaim, Jerusalém, assim também, a partir do século IV dC, também a IgR3J4 apostatou-se da F3’ ORIGINAL, ou se AFASTOU da #SantaL3I, desviando sua DIREÇÃO ou norte, de Sião, Jerusalem, que também é um SÍÍÍímbolo da #SantaL3I, olhando para RHom4, seu Calendário apócrifo / anticristo e tradições e costumes.
Estes DOIS Koros, kazas dos Filhos de IzR43L também são descritos poeticamente na #SantaL3I como: Duas tábuas (Ezequiel 37.16-19), Duas varas (Zacarias 11.7-8 e 12.7-8 & por Duas Oliveiras & Testemunhas Fiéis; Zacarias 4; Romanos 11 (meditar v. 11-24) & Apocalipse 11.1-14)! Também COMO por JudáH & IzR43L, de Gênesis às Revelações do Apokalipse, em especial em (Isaías 41:8, 42:1, 43:1 e 44:1), que DISCERTA se Hoj3, como JudáH (IzR43Litas naturais e Messiânicos) & a IzR43L (a IgR3J4, quer pelas TRIbos dispersas da Kaza de IzR43L, desde cativeiros assíricos e babilônico ou pelas ovelhas noutro aprisco)!
O 1º KORO, a Kaza de JudáH, pela vara de Jacó (Oriente Médio, no Êxodo para a Canaã terrestre, IzR43L ou a OLIV3ira natural), vemos nas 12 tribos, na BENÇÃO mosaica de Deu 33, as Revelações do #3SPiritoSANTO, por m3io do apóstolo Paulo;
Ao passo que o 2º KORO, a Kaza de JoséH, pela vara de Efraim (do Oriente Médio até “os confins da terra”, sendo a IgR3J4, um certo SÍÍÍímbolo de IzR43L, e uma pré-figua da boa OLIV3ira {enxertados na OLIV3ira natural, pela obra Redentora da cruz do Calvário}, pelo Comissionamento & Direções do SR! YeshuaH-Jesus dos Seus Discípulos (Mat 10)!
#Juntos, estes #2KOROS formam outra simbologis dos 24 Anciãos, que João, o discípulo do #4MOR e amado do R3I dos r3is, VIU naquela VISÃO na ilha de Pátimos --- que o SR! YeshuaH-Jesus PROF3tizou poeticamente a Sua UNI4o também aki nesta terra, ao “nos ENSINAR a Or+++Ação do PAI nosso”, em especial nas frases: “Seja feita a Tua Vontade, ‘assim na terra’ COMO já é no céu”! (Mat 6.9-10 & Apo4.6-10)!.! ^
Que possamos nos LEMBRAR sempre destes PRIncípios da “nossa #SantaL3I do S3NHOR”, que após orientar a Moisés e Arão acerca desta “L3i do Kalendário”, ao instituir “aquela PRImeira PessacH-Páscoa”, o #3SP4rito SANTO continuou INSISTINDO com o Seu povo 3scolhido e 3leito, tanto no tempo dos juízes em IzR43L, como dos reis, cativeiros assírico e babilônico, imperadores rHomanos, holocaustos e Hoj3, {nesse #Kativeiro3SPiritual, nessa #BabysDeLONIA #grH3corHom4na, AINDA com RAÍZES e consagrações da Assíria e Egípcio!} Pois Ele continua a nos DECLARAR por “m3io” dos Seus servos & PROF3t4s:
2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
3 Falai a toda a congregação de IzR43L, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
6 E o guardareis o cordeiro até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de IzR43L o sacrificará à tarde.
7 E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
(Êxodo 12.2. 3. 6 e 7)
Após orientar a Moisés acerca da “L3i do Calendário” e instituir “a primeira Páscoa”, o SANTO Espírito do S3NHOR, continuou INSISTINDO com o Seu povo 3scolhido e 3leito, tanto no tempo dos juízes em IzR43L, como dos reis, cativeiros babilônico e assírio e DECLAROU por “m3io” de alguns PROF3t4s:
8 Tocai a buzina (berrante!) em Gibeá (BR4ZiL), a trombeta (sHofar!) em Ramá (IzR43L); gritai altamente em Bete-Áven (nações pagâs!); depois de ti (CUIDADO!), óh Benjam.
2 Depois de dois dias (dois mil anos) nos dará a vida (Novo Pentecostes); ao terceiro dia (início Reino Milenar) nos ressuscitará, e viveremos diante dele.
(Oseías 5.8 e 6.2)
Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó IzR43L, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último.
(Isaias 48.12)
E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. (Jeremias 23.3)
Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o S3NHOR D+++us.
(Ezequiel 34.15)
6 Fugi do “m3io” de Babilônia, e livrai cada um a sua alma, e não vos destruais na sua maldade; porque este é o tempo da vingança do S3NHOR; que lhe dará a sua recompensa.
13 Ó tu, que habitas sobre muitas águas, rica de tesouros, é chegado o teu fim, a medida da tua avareza.
14 Jurou o S3NHOR dos Exércitos por si mesmo, dizendo: Ainda que te enchi de homens, como de lagarta, contudo levantarão gritaria contra ti.
27 Arvorai um estandarte na terra, tocai a buzina entre as nações, preparai as nações contra ela, convocai contra ela os reinos de Ararate, Mini, e Asquenaz; ordenai contra ela um capitão, fazei subir cavalos, como lagartas eriçadas.
(Jeremias 51.6, 13-14 e 27)
16 Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e “PELOS FILHOS de IzR43L”, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por “TODA KAZA de IzR43L”, seus companheiros.
17 E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão.
18 E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam estas coisas?
19 Tu lhes dirás: Assim diz o S3NHOR Deus: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de IzR43L, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.
(Ezequiel 37.16-19)
Disse SR! YeshuaH-Jesus:
29 E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores;
30 Quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão.
31 Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto.
32 Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça.
33 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.
(Lucas 21.29-33)
6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
(João 14.6)
32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
(João 8.32)
16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
(João 10.16)
14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
(João 17.14-21)
9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
(Mateus 6.9-10)
Abaixo publicação do síte Cafe ToraH acerca deste Rosh ChodesH deste mês de Iyar, que como no vídeo principal desta publicação, nosso #TRIuno3L3LOHIM deseja trabalhar no SECRETO com cada um de nós para UNIão NOIV4 no R3INO D+++us Altíssimo:
Yom HaZikaron e Yom Ha’atzmaut: Um Tributo à Coragem e à Esperança de Israel
Yom HaZikaron e Yom Ha’atzmaut: Um Tributo à Coragem e à Esperança de Israel em Tempos de Conflito
A partir do pôr do sol de 29 de abril até o pôr do sol de 1º de maio de 2025, o Estado de Israel vivenciará dois dos mais significativos feriados nacionais de seu calendário: o Yom HaZikaron (Dia da Lembrança) e o Yom Ha’atzmaut (Dia da Independência). Estas datas, celebradas em dias consecutivos, carregam, neste ano, um significado ainda mais profundo e solene, à medida que o país atravessa mais um capítulo difícil de sua história — o enfrentamento de conflitos armados e ameaças existenciais que voltaram a colocar a nação em estado de alerta.
Desde os ataques devastadores de outubro de 2023 e os confrontos contínuos na fronteira com a Faixa de Gaza, no norte com o Hezbollah e as tensões latentes em outras frentes, o povo de Israel vive dias marcados por incertezas, mas também por demonstrações extraordinárias de coragem, solidariedade e fé.
Yom HaZikaron: Um Dia de Dor, Memória e União Nacional
O Yom HaZikaron é o Dia da Lembrança dos Soldados Caídos das Forças de Defesa de Israel (IDF) e das vítimas de atos terroristas, celebrado anualmente no dia 4 de Iyar. É uma data de luto nacional, onde todo o país se une para homenagear os que deram suas vidas para defender a existência do Estado de Israel e proteger suas famílias e cidadãos.
Neste dia, às 20h, uma sirene ressoa por todo o território israelense. Carros param nas ruas, pedestres cessam suas caminhadas, e por um minuto absoluto de silêncio, a nação inteira se volta à memória dos que tombaram. No dia seguinte, às 11h, uma segunda sirene ecoa, acompanhando as cerimônias oficiais em cemitérios militares e memoriais espalhados por todo o país.
Cemitérios como Har Herzl, Monte das Oliveiras, Kiryat Shaul e muitos outros tornam-se centros de peregrinação familiar e nacional. Velas são acesas, flores depositadas e preces entoadas. A programação das emissoras de rádio e TV é inteiramente dedicada a documentários, músicas e histórias pessoais que perpetuam a memória dos heróis de Israel.
Em 2025, o Yom HaZikaron carrega uma emoção particular, pois o país lamenta não apenas os soldados e civis das décadas anteriores, mas também os mais de mil israelenses mortos desde os ataques recentes e os inúmeros que ainda lutam nas frentes de batalha. As homenagens deste ano ecoam como um grito de saudade e resistência.
Yom Ha’atzmaut: Da Lamentação à Celebração da Vida
Imediatamente após o Yom HaZikaron, com o pôr do sol do dia seguinte, o país troca as lágrimas pela esperança. O Yom Ha’atzmaut, celebrado em 5 de Iyar, marca a Declaração de Independência de Israel em 1948 — um feito que alterou para sempre o curso da história judaica e mundial.
O contraste entre os dois dias é intencional e profundamente simbólico: somente após honrar o sacrifício dos que se foram, é possível celebrar a liberdade e a continuidade da nação. Este princípio ganha ainda mais sentido em tempos de guerra, quando a luta pela existência continua sendo uma realidade cotidiana.
As celebrações do Yom Ha’atzmaut são tradicionalmente alegres e vibrantes:
- Fogueiras e festas públicas iluminam o país na véspera.
- Shows, danças folclóricas, apresentações militares e desfiles aéreos fazem parte das comemorações oficiais.
- Churrascos (mangal) reúnem famílias e amigos em parques e praias.
- Bandeiras azuis e brancas decoram ruas, casas e veículos.
- O hino nacional, “Hatikvah” (A Esperança), é entoado com fervor, renovando o compromisso com a permanência e o futuro do Estado de Israel.
Em 2025, porém, a alegria se mistura à prudência e à reverência. Muitos eventos públicos foram adaptados ou reforçados com medidas de segurança, e as cerimônias civis e militares ganharam um tom de homenagem aos que continuam arriscando suas vidas em defesa da pátria.
Por Que Estas Datas São Tão Importantes em 2025
Mais do que nunca, este ano essas datas convidam Israel e o mundo a refletirem sobre o valor da liberdade, da soberania e do direito de um povo viver em paz em sua terra ancestral. Os desafios enfrentados por Israel em 2025 não são apenas geopolíticos, mas espirituais e existenciais.
Em meio a um cenário desafiador, com conflitos simultâneos contra grupos terroristas na Faixa de Gaza, ataques constantes do Hezbollah a partir do Líbano, lançamentos de mísseis e drones dos Houthis do Iêmen e ameaças de outras facções extremistas da região, Israel mais uma vez demonstra ao mundo sua extraordinária resiliência e capacidade de se reerguer diante da adversidade. Mesmo sob o peso das sirenes, dos abrigos antibombas e das despedidas dolorosas, a nação segue em frente, protegendo suas fronteiras, cuidando de seus civis e celebrando a vida onde ela insiste em florescer. É essa força moral, espiritual e social que mantém Israel de pé há mais de sete décadas, renovando a cada dia o compromisso de existir, resistir e prosperar, mesmo quando cercado por inimigos que desejam sua destruição.
O Yom HaZikaron e o Yom Ha’atzmaut são, portanto, um lembrete de que a independência de Israel foi conquistada a duras penas e continua a ser defendida a cada geração. São dias que reforçam a identidade e a resiliência de um povo que, mesmo sob ameaças, não abre mão de sua esperança, fé e compromisso com a vida.
Conclusão
Em tempos de guerra e incerteza, Israel se une em memória e celebração. O Yom HaZikaron e o Yom Ha’atzmaut de 2025 serão marcados por uma intensidade emocional sem precedentes, onde lágrimas e sorrisos, dor e esperança, convivem lado a lado. Um tributo aos que se foram, uma prece pelos que lutam, e um cântico de esperança pela paz e pelo futuro de Israel.
Am Israel Chai — o povo de Israel vive. E continuará vivendo.
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=ucvo-hI3JlM (Ramo Estendido – PRImícias Iyar - Compreensão PROF3tika do Mês de IYAR, Adoração no Jardim!)
https://cafetorah.com/yom-hazikaron-e-yom-haatzmaut-um-tributo-a-coragem-e-a-esperanca-de-israel/ (Café ToraH - Yom HaZikaron e Yom Ha’atzmaut: Um Tributo à Coragem e à Esperança de Israel)
Veja também:
https://www.chabad.org/library/article_cdo/aid/4373858/jewish/11-Facts-About-the-Month-of-Iyar-Every-Jew-Should-Know.htm (Chabad - 11 fatos sobre o mês de Iyar que todo judeu deveria saber)
https://www.youtube.com/watch?v=Xyp4d2pVmgw (CR Center – Festa da Lua Nova, por Ap. Esdras).
https://www.youtube.com/watch?v=I3vhFjRaB74&t=5s (Os Fellas Cast – As Diferenças no Calendário Judaico em Israel);
https://www.youtube.com/watch?v=-IQvf2-opvA (Rabino Yossef Baruch – Calendário Judaico! Os meses Judaico e seus Segredos!)
https://www.youtube.com/watch?v=ZLPOA5P5iqo (Min. Profético Shema Ysrael – O mês de Iyar, por Rab. Mario Moreno)