#FELIZ Mês de Iyar, 2º mês! Isr4El 74 anos! Hoje, 2º Yom (2º Dia)! & Dia da Independência de Isr4El!
SHalom Adonai, PAZ do SENHOR irmão (ã)!
Hoje, 02 Iyar 5783, 02:25 H. // Ainda 02 Maio 2022, 20:25 H.
Seja edificado (a) ao assistir o vídeo desta publicação, que disserta sobre o mês de Iyar, o mês da cura para Isr4El e seus filhos! O Pregador José F. Vivas Ruiz detalha sobre este importante mês do Calendário ORIGINAL Bíblico!
O dia da Independência de Isr4El, será no 5º dia deste mês de Iyar!
Dois dias Bíblicos, dois mil anos, depois da Vinda do MashiacH, o SENHOR nos RH4ma que a Figueira de Lucas 21.29-37 & Romanos 11.11-24, na Verdade são os DOIS Coros ou Acampamentos dos filhos de Isr4El, Judá, pela vara de Jacó & Isr4El, pela vara de Efraim, kasa de José! Hoje, Isr4El, naturais e Messiânicos & a Igr4Ja CHRistã, SEM acepção de pessoas ou instituições! Pois assim COMO o SENHOR não faz acepção de pessoas, nós também não podemos fazer (Deuteronômio 10.17; Malaquias 2.9 & Tiago 2.1), e Hoje, próximos do #PARAlelo66 (romper do sexto selo & toke simbólico da sexta trombeta!), presenciaremos o VENTO Sul & CHuva Ocidental, que serão o Derramar DUPLO das CHuvas: Temporã, (de OUTono, sob Israel e nações do hemisfério Norte) & TARDIA, (da PRImavera, sob o BR4ZiL e nações do hemisfério Sul), conforme descrições de (Jeremias 5.24-26; Zacarias 9.14 --- 10.6; Lucas 12.54-55; Atos 2 --- 3.17-21 COMbinado Apocalipse 6.9-13 & 9 entre outros)!.! *
Estes DOIS Coros também é descrito poeticamente na Santa Lei como: Duas tábuas (Ezequiel 37), Duas varas (Zacarias 11.7-8 e 12.7-8 & por Duas Oliveiras & Testemunhas Fiéis (Zacarias 4; Romanos 11 (meditar v. 11-24) & Apocalipse 11.1-14)! Também COMO por Judá & Isr4El, de Gênesis a Apocalipse, em ESP4cial em (Isaías 41.8, 42.1, 43.1 e 44.1), que DISCERTA se Hoje, como Isr4El (Judeus Messiânicos e naturais) & a Igr4Ja CHRistã (+++ ovelhas noutro aprisco a serem resgatadas durante a #MissãoFinaldaNoivaFiel, ao PREPARAR o Caminho para a #VOLTAdoSeuNoivoeEsposoFiel!
A 1ª kasa, Kasa de Judá, pela vara de Jacó (Oriente Médio, no Êxodo para a Canaã terrestre, Isr4El ou a Oliveira natural), vemos nas 12 tribos, na BENÇÃO mosaica de Deuteronômio 33; ao passo que a 2ª kasa, de José, pela vara de Efraim (Oriente Médio até “os confins da terra”, o Isr4El ESP4ritual ou a boa Oliveira {enxertados pela obra Redentora da cruz do Calvário}, vemos no Comissionamento & Direções do SR! YeshuaH-Jesus dos Seus 12 discípulos (Mateus 10)! Que formam os 24 Anciãos, que João, o discípulo amado, VIU naquela VISÃO na ilha de Pátimos --- que o SR! YeshuaH-Jesus PROF4tizou poeticamente a Sua União também aki nesta terra, ao “NOS ENSINAR a Or+Ação do PAI nosso”, em ESP4cial nas frases: “Seja feita a Tua Vontade, ‘assim na terra’ COMO já é no céu”! (Mateus 6.9-10 & Apocalipse 4.6-10)!.! *
Abaixo a folhinha deste mês do “NOSSO Calendário ORIGINAL Bíblico, o Hebreu”, que traz os dias conjugados com esse gregoriano / solar, que sabemos na verdade que é apócrifo, ou anticristo (por ter alterado os dias do ORIGINAL e os nomes e seus meses consagrados a d---uses gHeco-rHomanos)! ... Como também pelas “Palavras do próprio SR! YeshuaH-Jesus, ‘NOSSO SENHOR’ e Salvador pessoal”, que DECLAROU que não veio para mudar a Santa LEI & os PROF4tas, mas SIM, para CUMPRIR “toda a Santa LEI & os PROF4tas” (Mat 5.17-21 e outros em PARAbolas)! Àqueles que desejavam saber qual dia é hoje no calendário ORIGINAL Bíblico, sem ter que pesquisar em conversores, segue ‘boa sugestão’ para nos ajudar, assim como a RH4ma do Dia de Nascimento do SR! YeshuaH-Jesus, em Dia que o próprio D+++us Santificou, Separou, CONSAGROU & colocou por Estatuto ETERNO, Yom Kippur {Dia da EXP4ação ou Perdão dos pecados}, sendo um SHabat ESP4cial, mesmo caindo no meio das semanas, “para TODA kasa dos ‘filhos de Isr4El’ entre as nações” (Êxodo 12.1-14 e 31.13-17; Levíticos 16.34; 2 Crônicas 7 & Lucas 1.5-36)!.! *
Na Santa LEI do Senhor, vemos mais referências sobre este importante mês, que nos retrata a Celebração da Independência de Isr4El no 5º dia do mês!
Que possamos nos LEMBRAR sempre destes princípios abaixo, da “nossa Santa LEI do SENHOR”, que após orientar a Moisés e Arão acerca desta “Lei do Calendário” e instituir “a PRImeira Páscoa”, o SANTO ESP4rito do SENHOR, continuou INSISTINDO com o Seu povo &scolhido e &leito, tanto no tempo dos juízes em Isr4El, como dos reis, cativeiros babilônico e assírio, imperadores rHomanos, holocaustos e Hoje {nesse kativeiro ESP4ritual, nessa Babilônia ESP4ritual gHreco-rHomana, também Assírico e Egípcio! Pois Ele continua a nos DECLARAR por “meio” dos Seus servos & PROF4tas:
2 Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
3 Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
6 E o guardareis o cordeiro até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.
7 E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
(Êxodo 12.2. 3. 6 e 7)
Após orientar a Moisés acerca da “Lei do Calendário” e instituir “a PRImeira Páscoa”, o SANTO ESP4rito do SENHOR, continuou INSISTINDO com o Seu povo &scolhido e &leito, tanto no tempo dos juízes em Isr4El, como dos reis, cativeiros babilônico e assírio e DECLAROU por “meio” de alguns PROF4tas:
8 Tocai a buzina (berrante!) em Gibeá (BRAsil), a trombeta (shofar!) em Ramá (Israel); gritai altamente em Bete-Áven (nações pagâs!); depois de ti (CUIDADO!), óh Benjam.
2 Depois de dois dias (dois mil anos) nos dará a vida (Novo Pentecostes); ao terceiro dia (início Reino Milenar) nos ressuscitará, e viveremos diante dele.
(Oseías 5.8 e 6.2)
Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último.
(Isaias 48.12)
E eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão, e se multiplicarão. (Jeremias 23.3)
Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor D+++us.
(Ezequiel 34.15)
6 Fugi do “meio” de Babilônia, e livrai cada um a sua alma, e não vos destruais na sua maldade; porque este é o tempo da vingança do Senhor; que lhe dará a sua recompensa.
13 Ó tu, que habitas sobre muitas águas, rica de tesouros, é chegado o teu fim, a medida da tua avareza.
14 Jurou o Senhor dos Exércitos por si mesmo, dizendo: Ainda que te enchi de homens, como de lagarta, contudo levantarão gritaria contra ti.
27 Arvorai um estandarte na terra, tocai a buzina entre as nações, preparai as nações contra ela, convocai contra ela os reinos de Ararate, Mini, e Asquenaz; ordenai contra ela um capitão, fazei subir cavalos, como lagartas eriçadas.
(Jeremias 51.6, 13-14 e 27)
16 Tu, pois, ó filho do homem, toma um pedaço de madeira, e escreve nele: Por Judá e pelos filhos de Israel, seus companheiros. E toma outro pedaço de madeira, e escreve nele: Por José, vara de Efraim, e por toda a casa de Israel, seus companheiros.
17 E ajunta um ao outro, para que se unam, e se tornem uma só vara na tua mão.
18 E quando te falarem os filhos do teu povo, dizendo: Porventura não nos declararás o que significam estas coisas?
19 Tu lhes dirás: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu tomarei a vara de José que esteve na mão de Efraim, e a das tribos de Israel, suas companheiras, e as ajuntarei à vara de Judá, e farei delas uma só vara, e elas se farão uma só na minha mão.
(Ezequiel 37.16-19)
Disse J!-YeshuaH:
29 E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores;
30 Quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão.
31 Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto.
32 Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça.
33 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.
(Lucas 21.29-33)
6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
(João 14.6)
32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
(João 8.32)
16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
(João 10.16)
14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.
20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
(João 17.14-21)
9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
( Mateus 6.9-10)
Veja publicação abaixo sobre este mês de Iyar, extraída do site Chabad, NOSSO mês da Independência de Israel, seguindo obediência à Torah, conforme descrição acima, tanto no Velho como na NOVO Testamentos:
11 Fatos sobre o Mês de Iyar que todo Judeu deve saber, por Rabino

1. Iyar é Ambos: o Oitavo e Segundo Mês do Calendário Judaico
Ambos Nissan e Tishrei são referidos como sendo o início do calendário Judaico..1 Iyar é o segundo mês de Nissan e Tishrei o oitavo.
Leia em: Os meses Judaicos
2.
A Torá Possui Dois Outros Nomes para este Mês
Nos Cinco Livros de Moshê, tos nomes dos meses judaicos não tem nomes distintos. Em vez disso, Nissan é chamado de “o primeiro mês”2 e Iyar, “o segundo mês”,3 e assim por diante.
Nos profetas, Iyar é chamado de "o Mêsof Radiance" (Chodesh Ziv),4 porque quando as árvores estão repletas de flores.5 6
Os nomes que conhecemos hoje, fala o Talmud, foram adotados durante o primeiro exílio babilônico.7
3.
Iyar Também Significa Luz
Iyar está relacionado à palavra hebraica para Luz, “ohr.” Midrash8 explica que recebeu o nome do maná que começou a cair durante Iyar,9 um mês após os judeus deixarem Egito. O maná foi dado com irradiação divina. O equivalente acadiano de Iyar, Ayyāru, significa flor.10
4.
Há Uma Mitsvá Especial Para Cada Dia de Iyar
Durante sete semanas, a partir do segundo dia de Pêssach até Shavuot, o povo judeu conta o Omer, marcando a passagem de 49 dias entre estes dois feriados. Todos os dias recitamos outra bênção, pois a contagem de cada dia contabiliza sua própria mitsvá. Sefirat HaOmer (contando o Omer) se estende de 16 de Nissan, todo o mês de Iyar, até Shavuot (6 Sivan). Assim, Iyar é o único mês em que o Omer é contado durante todos os seus 29 dias.
5.
O “Segundo Pêssach” é Celebrado em 14 de Iyar
Na época dos Templos, o Segundo Pêssach (Pêssach Sheni) era observado por alguém que não podia - em virtude de ser impuro ou de se encontrar em um lugar distante - trazer a oferta pascal durante Pêssach. Ele recebia uma segunda chance de comer o sacrifício um mês depois da noite subsequente, dia 14 de Iyar.11
Hoje, quando os sacrifícios não são mais trazidos, nós comemoramos o Segundo Pêssach comendo matsá.12
Um dos costumes de Pêssac h Sheni é corrigir os erros do passado e tomar boas decisões.
Veja mais sobre: Pêssach Sheni
6.
Lag BaOmer é Comemorado dia 18 de Iyar
Antes de sua morte, Rabino Shimon Bar (filho de) Yochai, um sábio talmúdico do século I, pediu que seu falecimento fosse celebrado e não lamentado.13 Ele morreu no dia 18 de Iyar em 160 EC,14 e naquele dia, chamado O Lag BaOmer (33º do Omer) é comemorado desde então. Lag BaOmer também marca o fim da praga que atingiu os estudantes de Rabino Akiva.15 O Talmud relata que 24.000 discípulos de Rabino Akiva morreram no período entre Pêssach e Shavuot.16 O Talmud declara que eles morreram porque não se respeitaram mutuamente.17
Leia mais: Costumes da Festa de Lag BaOmer
7.
O Desfile de Lag BaOmer Celebra o Orgulho Judaico
Quando o sexto Rebe de Lubavitch, Rebe Yossef Yitzchak Schneersohn, de abençoada memória, testemunhou a escassez de conhecimento judaico em Nova York na década de 1940, ele estabeleceu o Comitê Nacional para o Progresso da Educação Judaica ("Shaloh"), que encorajou pais judeus a darem aos seus filhos uma educação judaica. Um de seus programas, "Messibat Shabat", promovia encontros no Shabat e Yom tov para essas crianças judaicas nas sinagogas de Nova York. Em 1942, o primeiro encontro público do “Mesibos Shabos” foi realizado fora da sede Mundial de Chabad-Lubavitch, no número 770 da Avenida Eastern Parkway.
Um punhado de crianças entoou canções judaicas, deu tsedacá e pronunciou berachot. Isso acabou evoluindo para o “Desfile de Lag BaOmer”. Em 29 de abril de 1956, o Lubavitcher Rebe liderou o primeiro grande desfile em frente ao 770 que se tornaria uma tradição anual até hoje.
Duas mil crianças judias ouviram o Rebe se referir a assuntos como o estudo de Torá e o significado de Lag BaOmer. Então, eles marcharam segurando cartazes que promoviam a observância judaica. Desde então, um desfile de Lag BaOmer é realizado sempre que Lag BaOmer cai em um domingo, quando os alunos das escolas públicas também podem comparecer. Este desfile foi adotado por vários Batei Chabad ao redor do mundo.18
Leia: Desfiles de Lag Baomer
8.
Iyar é o Mês da Cura
Os mestres chassídicos19 vêem isso no acrônimo do mês: אני יי רופאך, “Eu sou o Senhor que te cura”.20 O ano judaico é um manual em miniatura da totalidade do serviço divino de um judeu. Nissan, o primeiro mês, relaciona-se com nascimento e renovação. Nós apenas “saímos de Egito” em um sentido espiritual e agora estamos prontos para cumprir os mandamentos de D'us com sentimento. Iyar representa o retorno aos dias comuns - nosso primeiro dia de volta ao trabalho depois do feriado judaico, Pêssach. Neste ponto, torna-se difícil infundir nosso aprendizado de Torá e fazer mitsvá com a excitação da novidade. É aqui que entra a cura.
D’us diz: “Todas as doenças... Não vou colocar sobre você, pois eu sou o Senhor que te cura ”. Em outras palavras, D'us está nos dando medicina preventiva - a capacidade de combater a apatia e de experimentar nosso serviço divino com paixão e excitação.
Mas embora D’us forneça assistência, nós é que devemos fazer o trabalho de campo. Se fizermos o esforço de ver o mundo através dos olhos de uma criança, com abertura e curiosidade, podemos manter as forças da apatia à distância.21
Leis mais: mês de Iyar, o mês da Cura
9.
Iyar Possui Duas Grafias
O divórcio é um assunto muito sério pela lei judaica. Os documentos que o regem devem ser escritos com o máximo cuidado e precisão. Uma discussão interessante nas leis dos documentos de divórcio envolve a grafia do mês de Iyar. É escrito איר com um yud ou אייר com dois yuds?22
Rabino Yaakov ben Moshe Moelin, o Maharil, postula que um homem deve dar a sua esposa dois documentos de divórcio durante o mês de Iyar, um com איר e um com אייר. 23 Rabino Moshe Isserless, o Rema, escreve que por causa desta dúvida, a menos que haja uma urgência, alguns se abstêm de se divorciar durante Iyar! 24 Na prática, no entanto, o costume aceito é escrever Iyar com dois yuds.25
Leia: Divórcio Judaico
10.
Recorda os Patriarcas
O costume aceito é soletrá-lo com dois yuds, servindo como um acróstico para Avraão, Yitschac e Yaakov e Rachel, os patriarcas e matriarcas associados com a merkavá superna, uma compreensão Cabalística da revelação divina neste mundo.26
11.
O Signo Zodiacal de Iyar é o Touro
No pensamento místico judaico, o touro simboliza a alma animal. A alma animal, como o touro, é indisciplinada, mas pode ser produtiva se direcionada. O pensamento chassídico entende que as tendências negativas de nossa alma animal derivam de um koach, força, amorfa hamit'avê, um impulso que deseja. Sem um arreio, a “força desejosa” se inclinará para a autogratificação, mas com um jugo, a alma animal pode ser abundantemente produtiva. Nossa missão em Iyar é domar o touro. Cada noite, depois de contarmos o Omer, fazemos uma pequena oração em que pedimos a D’us para retificar uma pequena parte de nossa alma animal.
NOTAS
Tishrei era considerado o primeiro mês do calendário até que Nissan foi designado a ser o mês 1, conforme consta na Torá, Shemot 12:2. Moshê foi ordenado a contar os meses tendo Nissan como ponto de referência. Assim, Shemot seria melhor lembrado (Ramban, Shemot loc. Cit.).
Shemot 12:18, 40:17; Vayicrá 23:5; Bamidbar 9:5, 28:16; et. al.
Bamidbar 1:1 et. al.
I Melachim 6:1 and 37 (yerach ziv).
Talmud, Rosh Hashaná 11a.
Encontramos este formato em outras duas instâncias. Tishrei, quando as colheitas, fonte de força do homem, estão reunidas, é chamado “o Mêsof, o Forte”, (Yerach Eitanim) (I Melachim 8: 2 e Radak ad. Loc.) e o mês de Cheshvan é chamado “o Mês da seca (Yerach Bul), quando as folhas morrem e caem da árvore (I Melachim 6:38 e Rashi ad. Loc.).
“O nome dos meses vieram conosco da Babilônia” (Talmud Yerushalmi, Rosh Hashaná 1:2); veja Ibn Ezra e Ramban, Shemot 12:2
Citado em Rabino Menachem Kasher (1956), Torá Sheleimá (vol. 10–11, p. 177).
Shemot 16:1.
“Ayyaru.” Akkadian Dictionary,Association Assyrophile de France, http://www.assyrianlanguages.org. A maioria dos estudiosos judeus afirma que os nomes dos meses judaicos são emprestados do idioma acadiano ou babilônico. Veja Ibn Ezra e Ramban, Shemot 12: 2. De fato, os nomes babilônicos para os meses são bastante semelhantes aos que o hebraico usam atualmente
Bamidbar 9:6–14.
Este é o costume de muitas comunidades chassídicas, incluindo Chabad. O Rebe Menachem Schneerson (1948), Igrot Kodesh, vol. 2, p. 352; Rabino Israel Chaim Friedman (1900), Lekutei Mahariach, vol. 3, p. 42b.
Zohar, vol. 3, p. 296b.
Rabino Chayim Vital (c.1660), Pri Eitz Chayim, Shaar Sefirat HaOmer 7.
Rabino Yossef Caro (c. 1566), Shulchan Aruch, Orach Chaim 493:1–2.
Yevamot 62b.
Rabino Menachem Meiri, Beit HaBechirah, Yevamot loc. cit.
Os desfiles de Lag Baomer, Revista chassídica Derher, 96 (May 2014).
Rabino Tzvi Elimelech de Dinov (1845), Bnei Yissaschar, Iyar et. al.
Shemot 15:26.
Baseado nos ensinamentos do Rebe Menachem Mendel Schneerson (1984), Likutei Sichot, vol. 32, p. 72.
Veja Rabino Yossef Caro (1566), Shulchan Aruch, Even HaEzer 126:23.
Citado no Rabino Moshê Isserles (c. 1700), Darchei Moshe, Even HaEzer 126, nota 28.
Hagahot HaRema, Shulchan Aruch,Even HaEzer 126:7.
Hagahot HaRema, Shulchan Aruch,Even HaEzer 126:7.
Beit Shmuel on Even HaEzer 126:20, Glossos de Rabino Akiva Eger ibid, Nachalat Shiva e Kav Naki
Por Rabino Leibel Gniwisch
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=ZLPOA5P5iqo (Shema Israel - O mês de Iyar, Rabino Mario Morenho)
https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4379942/jewish/11-Fatos-Sobre-o-Ms-de-Iyar-Que-Todo-Judeu-Deveria-Saber.htm (CHabad - 11 Fatos Sobre o mês de Iyar que todo Judeu deve saber, por Leibel gniwisch):
Veja também
https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/1833053/jewish/O-Ms-de-Iyar.htm (CHabad - O mês de Iyar, por Rabino Yitzchak GinsburgH)
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