SHalom Adonai, PAZ do SENHOR amado (a) no SENHOR!
Nesta publicação, descrição na integra de publicação do nobre Rabino Mário Moreno, do Min. SHema Ysrael, do estado de SP, BR4ZiL, neste #3oDESERTO das nações! Sejas EDIFIKADO (A), "em nome do 'nosso' MashiacH - Messias, YeshuaH - Jesus":
Parasha Vezot HaBracha – וְזֹאת הַבְּרָכָה
Moshe, em seu último dia na terra, Shabat no sétimo de Adar de 2488, abençoou sua amada nação
os filhos de Israel. Assim como Ia´aqov, Moshe abençoou as doze tribos
antes de sua morte para manter as continuações das bênçãos de HaShem
para nossos antepassados e suas futuras gerações. O Zohar explica que
os Tzadikim, em seus últimos dias na terra, são capazes de trazer
bênçãos à fruição, uma vez que possuem Neshamah extra. A Torah escreve
que Moshe era “Ish HaElohim” (“אִישׁ הָאֱלֹהִים”), um homem de Deus,
para nos mostrar o quanto HaShem o amava e quão importantes eram essas
bênçãos, que ele e HaShem estavam prestes a conceder a cada membro dos
filhos de Israel. Também notamos que as últimas letras das palavras
“מֹשֶׁה אִישׁ הָאֱלֹהִים” formam o nome Moshe, para enfatizar suas
bênçãos divinas. Moshe, com sua humildade, disse a HaShem que ele não é
digno de abençoar os filhos de Israel como um pai faz, e HaShem
concorda. No versículo 33:2 vemos que HaShem é aquele que abençoa os
filhos de Israel, como a Torah escreve, “וַיֹּאמַר יְהוָה מִסִּינַי”,
significando e HaShem disse as bênçãos do Monte Sinai.
Nossa Parasha “וְזֹאת הַבְּרָכָה” é a única Parasha na Torah que não é
lida especificamente no Shabat. Em vez disso, V’zot Habracha é lido em
“שמיני עצרת” Shmini Atzeret e Simchat Torah. Ao ler esta Parasha, todos
na sinagoga são chamados à Torah para uma Aliyah – mesmo crianças
pequenas, para continuar as bênçãos de HaShem sobre o povo de Israel.
Aprendemos esta mensagem divina do Rei Salomão como ele escreveu no
Cântico dos Cânticos (“שִׁיר הַשִּׁירִים“), capítulo 4:12) “Gan (um
jardim) está fechado minha irmã, minha noiva (Shabat); uma fonte está
fechada, uma fonte selada. A palavra, (“גַּן נָעוּל, אֲחֹתִי כַלָּה;
גַּל נָעוּל, מַעְיָן חָתוּם”). O valor numérico da palavra “Gan” (“גן” –
Jardim) é 53. Existem 54 Parashiot em nossa Torah, mas uma delas,
Parashat V’zot Habracha (“וְזֹאת הַבְּרָכָה”) não é lida no Shabat.
Nossos Sábios dizem que a Torah é o último “Eshet Chayil”; assim como
uma mulher de valor ajuda sua família, a Torah ajuda sua família
conhecida como os filhos de Israel. A coroa da Torah é maior que a coroa
de Kehunah (sacerdócio) e a coroa da realeza, pois a realeza é
adquirida com 30 qualidades, e Kehunah é adquirida com 24, enquanto a
Torah é adquirida com 48 maneiras”. A Mishná lista as 48 habilidades (ou
qualidades) necessárias para “adquirir” a Torah. A Cabala diz que o
poema se refere à Rainha do Shabat, a alma gêmea espiritual da nação
judaica.
O “אשת חיל” Eshet Chayil é uma canção de louvor à mulher judia
(esposa) que é normalmente recitada nas noites de sexta-feira antes da
refeição do Shabat, como louvor à “Eshet Chayil” (a mãe) que preparou a
refeição do Shabat e uma Casa Kosher e Torah. Eshet Chayil é um poema de
vinte e dois versos com o qual o Rei Salomão acrescentou ao livro de
Mishley (31), usando todas as 22 letras do alfabeto hebraico. O poema
descreve uma verdadeira mulher de valor como aquela que é enérgica,
justa e capaz de fazer tudo o que a Torah ordena que ela faça. Sabemos
que as mulheres (e três maridos) são parceiras de HaShem enquanto
continuam a “criação” trazendo filhos ao mundo, como bênçãos contínuas
de HaShem. Sabe-se que Avraham Avinu escreveu este poema “אשת חיל” como
um elogio à sua amada esposa Sarah. O Zohar diz que a “אשת חיל” Eshet
Chayil é realmente nossa Neshamah que faz parte da Shechinah (santidade
de HaShem) e sortudo é aquele que a “encontra”.
Aprendemos que a palavra “Zoat” (“זאת” – e este é o) vem para nos
ensinar três princípios muito importantes na vida judaica e seus
fundamentos, pois a sigla da palavra “Zoat” significa:
- A letra “ז” Zine – sete, aludindo aos sete dias da criação e ao Shabat.
- A letra “א” Alef – significa Adonai – HaShem, o Deus todo-poderoso.
- A letra Tav “ת”- significa Torah, pois é o único livro verdadeiro e Divino que HaShem deu ao povo judeu.
Ao
guardar as leis e Mitzvot de todos os três princípios, garantimos uma
“Bracha” (“ברכה”), uma bênção completa de HaShem. O Midrash diz que
quando Moshe começou a falar com os filhos de Israel, o Anjo da morte
estava pairando sobre ele. Moshe pegou o Anjo da morte e o jogou no chão
alegando que HaShem lhe assegurou que não permitiria que o Anjo da
morte fizesse parte de sua passagem. Moshe disse ao Anjo da morte que
ele passaria como seu irmão Aharon fez, e como punição ao Anjo da morte
por estar ali, Moshe o fez ficar e testemunhar todas as bênçãos que
HaShem falou no Monte Sinai.
O Midrash diz que no momento das bênçãos, Adão apareceu e alegou que
ele merece abençoar os filhos de Israel mais do que Moshe desde que ele
foi feito por HaShem e não como o resto da humanidade. Moshe o
repreendeu e afirmou que desde que ele (Adão) perdeu sua Shechinah (luz
da glória) por pecar no Jardim do Éden, ele não é prolixo em abençoar os
filhos de Israel. Desde que ele (Moshe) não perdeu sua Shechinah (luz
da glória) que ele adquiriu ao receber a Torá no Monte Sinai, ele
mereceu a honra de abençoar os filhos de Israel. Então veio Noach e
afirmou que ele merece abençoar os filhos de Israel mais do que Moshe
desde que ele sobreviveu ao Mabul (dilúvio). Moshe o repreendeu e
afirmou que ele (Noach) nunca lutou e tentou salvar outras pessoas de
sua geração, ao contrário de Moshe. O mesmo vale para Avraham, Ystzchak e
Ia´aqov, que também alegaram que eles deveriam abençoar os filhos de
Israel, mas HaShem concordou com Moshe, pois ele encontrou soluções
verdadeiras para todas as necessidades dos filhos de Israel ao
liderá-los no deserto.
Moshe abençoou os filhos de Israel com vitória ao derrotar seus
inimigos quando eles entraram em Eretz Israel e herdaram a terra do
Leite e do Mel. HaShem diz aos filhos de Israel que como eles guardam a
Torah e Mitzvot, eles merecem a Terra Santa, a Terra do Leite e do Mel. O
Zohar diz que “Eles vieram para a terra do leite e do mel, se
estabeleceram e construíram o Templo Sagrado”. Isso vem para nos ensinar
que o “Leite” está na terra e o “Mel” está no céu. O Talmud pergunta “o
que é a “terra do leite e do mel”? O “mel” aqui se refere ao mel das
colmeias, que é como o leite, pois também é produzido por um animal. O
mel é o resultado dos campos floridos, enquanto o leite é o resultado
das pastagens ricas. Essa descrição da terra indica, portanto, que sua
bondade natural é de tal nível que, mesmo na ausência de atividade
agrícola organizada, produz mel e leite abundantes para seus habitantes.
O termo “fluir com leite e mel” aparece vinte vezes na Torah: em
dezenove delas descreve Eretz Israel, e uma vez descreve o Egito. Isso
alude aos dias de Mashiach quando a terra de Israel será estendida para
incluir tudo o que foi deixado para trás no Egito.
Moshe faleceu oito versos (“פסוקים”) antes do término da Torah. O
Midrash traz poucas opiniões sobre quem escreveu os últimos oito versos.
De acordo com uma opinião Yehoshua (Josué) escreveu sobre a morte de
Moshe. A segunda opinião é que HaShem os escreveu porque Moshe estava
chateado com seu falecimento próximo, e ele não podia com seu próprio
falecimento. Outro Midrash diz que Moshe escreveu essas palavras de
forma não ordenada (já que ele estava triste) e os poderes divinos as
reorganizaram para serem escritas e lidas corretamente.
Na minha humilde opinião, acredito que desde que Moshe morreu oito versos antes do final da
Torah,
Hashem deu a ele o mérito de falar os oito mandamentos “דיברות” no
Monte Sinai para os filhos de Israel (Parasha Yitro). A palavra “Shmone”
(“שמנה” – oito) também soletra a palavra “Mishná” (“משנה”) como Moshe
ensinou o Talmud aos filhos de Israel também. A palavra “Shmone” (oito)
também soletra o nome Moshe e a letra “Nun” (“נ”), que é 50 na
Gematria), aludindo aos cinquenta portões da sabedoria que Moshe agora
possuía em seus últimos trinta e seis dias. de primeiro de Shevat até o
sétimo de Adar (que é seu aniversário, no ano de 2368, bem como seu dia
de passagem, no ano de 2488).
Tradução: Mário Moreno.
Comentário:
Vi e aprendi nesta ParasHa Vezot HaBracha, וְזֹאת הַבְּרָכָה
Que há uma nova Direção para o "povo Santo do D+++us Altíssimo", quer pela colocação das DATAS do #KalendárioORIGINALSantaLEI, quiçá para SAIR dessa Babilônia ESP4ritual, seguindo o Conselho & ORD4m do #ESP4ritoSANTO em Jeremias 51.6, 13 e 27, para cada um LIVRAR a sua alma, sair dos seus manjares e prazeres, e Ordenar para #LEV4ntarBAND4ira contra essas "baby's (de Lônia), gHeco-rH4mana que ENRAIZOU no 'meio' da NOIVA nestes dois dias Bíblicos - 'esta g4ração de Ose 5.15 -- 6.3 & Mat 12.41-45, 23.36 e 24.34'", como inúmeras outras PROF4cias que retratam o SAIR da Babilônia, como os Juízos para os #2koroskasas dos filhos de IsR4El & IgR4Ja, na linguagem poétika do ESP4rito Santo ao falar para #KasadeJUDÁ, pela vara de Jacó & #KasadeJOSÉ, pela vara de Efraim; quer pela PROV4são do Eterno no último Dia de Moshe, Moisés nesta terra, pelo local expresso na #SantaLEI e representado na última foto, quer por algumas PROV4sões númericas, que nos retratam algumas falas do 'nosso' MashiacH - Messias, na Or+ação do PAI nosso {Mat 6.6-10 - SEJA feita a #VontadedoPAI, assim na terra COMO já éH feita no céu (Apo 4 - '4 animais'! (querubins no céu & anjos nos 4 cantos da terra?! 4 cHifres & 4 artesões, Zac 1.18-21), '24 anciãos'! (no céu já está formado & na terra, 24 anciãos ou 24 nações?! 24 naçoes com um ancião em cada ou ... !?).
Que o Eterno possa nos Despertar & AVIVAR-nos para SAIR e livrar cada um a sua alma desta "baby's (de lônia) gHreco-rH4mana e d+++ culturas mundana", que não sejam ORÍGENS descritas na #SantaLEI do Grande & TRIuno El ELOHIM.
Que assim COMO ocorreu no #TempodeESDRASeNeemias, aquele (a) que desejar continuar 'seguir esse calendário gHeco - rHomano', que continuel, porém "eu e minha kasa, Seguiremos ao SENHOR dos Exércitos", porém aqueles (as) que desejarem a desfrutar dos bocados do Egito e vislumbres da Assíria, bem como nos manjares e delícias desse sistema ILUMINATES de RH4ma, que se esforcem a buskar em CONVERSORES DE DATA, a data correspondente nos calendários, da Fé, Educação, Cultura ou ... que desejarem SEGUIR --- pois DECIDIMOS OBDC4r "aos Princípios do Eterno"!
#AMOR! Fé, #ESP4rança & P4Z!