FELIZ SHevat, 11º mês, do #KalendárioBíbliko ORIGINAL!
Hoje! 1º Yom (1º dia) – Ano Novo das Árvores!
SH4lom Adonai, P4Z do S3NHOR amado (a),
Seja edifikado (a) ao assistir o vídeo desta publicação, de celebração da Lua Nova do Ministério CR Center, de Alagoas, sobre o PROF3tiko do mês SHevat deste Kalendário Bíbliko, o Hebreu, também ensinado por esse virtuoso e honrado Apostolado e Ministério do #2oKOROKaza, IgR3J4, na #NOIV4 entre os #FilhosIzR43L999IgR3J4, também 4VIV4DO & Desperto pela Visão & Unção RH3m4 de #R3ST4uracoesJ4´, sem a intenção de judaizar a IgR3J4 do S3NHOR, mas de apregoar a Verdade do Evangelho Eterno & PLENO.
Abaixo cópia da folhinha deste mês de SHevat do “nosso” Kalendário da Santa L3I, o Hebreu, conjugado com esse gregoriano / solar, que sabemos éH apócrifo / anticristo, NÃO APENAS por reverenciar o sol (iluminates), mas também por ter o nome dos seu meses consagrados a entidades e d---uses grH3co-rHom4nos, porque o SR! YeshuaH Hamashia-Jesus o Messias, deixou bem claro em Mateus 5.17-21, ao declarar que “Ele ‘NÃO VEIO para mudar a Santa L3I e os PROF3t4s’, mas sim ‘para CUMPRIR toda Santa L3I & PROF3t4s’, do Gênesis ao Apokalipse”!
Àqueles que desejavam saber qual dia é hoje neste Kalendário Bíbliko, o Hebraico, sem ter que pesquisar em conversores online ou offline, segue essa boa ideia para nos ajudar, com algumas referencias bíblicas alusivas a este mês:
Abaixo pesquisas na web sobre este Mês de SHevat, acerca deste undécimo mês do Kalendário Bíbliko, extraído do site Chabat e outras fontes abaixo:
O Mês de Shevat
Segundo o Sêfer Yetzirá, cada mês do ano judaico
tem uma letra do alfabeto hebraico, um signo do Zodíaco, uma das doze tribos de
Israel, um sentido e um membro controlador do corpo que correspondem a ele.
Shevat é o décimo primeiro mês do calendário judaico.
O décimo quinto dia de Shevat é o "Ano Novo das Árvores" segundo a
Escola de Hilel; segundo a escola de Shamai, o "Ano Novo das Árvores"
é em Primeiro de Shevat. O "Ano Novo das Árvores" é o dia a partir do
qual o novo ano é calculado para o fruto das árvores com respeito às mitsvot de
ma'asser ("dízimos"; fruto que brota após esta data não pode ser
apanhado como um dízimo sobre os frutos que nasceram antes) e orlá (fruto com
menos de três anos de idade, que é proibido). É celebrado pela partilha de
frutos, especialmente as sete espécies pelas quais a terra de Israel é
enaltecida.
O 15º dia do décimo primeiro mês alude ao segredo do inefável Nome de D’us
Havayah, cujas primeiras duas letras, yud e hei (que representam o nível
oculto, mais elevado, de unificação) totalizam 15, e cujas últimas duas letras,
vav e hei, (que representam o nível inferior, revelado, de unificação)
totalizam 11. O segredo total do Nome Havayah é o segredo da "Árvore da
Vida", a árvore do mês de Shevat.
Letra: tsadic
A letra tsadic simboliza o verdadeiro tsadic ("o justo") e "o
tsadic é o alicerce do mundo". O tsadic consumado da geração personifica a
Árvore da Vida no Jardim do Éden (onde todas as árvores correspondem às almas
dos justos).
A própria forma da letra tsadic (especialmente seu formato final, que
representa a verdadeira manifestação do tsadic no futuro) assemelha-se a uma
árvore. Na Torá, o homem é chamado Etz hasadê ("a árvore do campo").
Etz hasadê = 474 = da'at, a singular propriedade do homem em geral e do tsadic
em particular. Da'at é o poder de "conexão". O mês de Shevat é o mês
da conexão ao verdadeiro tsadic da geração, a Árvore da Vida da geração.
Mazal: "deli" (Aquário – balde)
O Ano Novo das Árvores de Shevat é a época em que as águas das chuvas de
inverno começam a subir pelas veias da árvore e lhe trazem nova vida. A subida
da água em geral é representada pelo deli. O radical de deli significa
"erguer", como no versículo "Meus olhos estão erguidos para o
céu"
– (quando o ayin – "olho" – de Tevêt é elevado para se conectar ao
tsadic de Shevat, a palavra etz – "árvore" – é formada).
O Báal Shem Tov declarou que quando se encontra um aguadeiro carregando barris
cheios de água, é um sinal de bênção. O tsadic é uma verdadeira manifestação de
um carregador de água. "Água refere-se à Torá." Refere-se a Shevat
como o novo ano para o estudo de Torá. O ato de se comer frutas em Shevat
corresponde à partilha e integração dos doces frutos da sabedoria da Torá. E
assim, as águas de Shevat representam as doces águas da Torá.
Tribo: Asher
O nome "Asher" significa "prazer" e "felicidade".
Nosso Patriarca Yaacov abençoou seu filho Asher: "De Asher vem o delicioso
[lit. gordo] pão, e ele fornecerá as iguarias do rei." Daí fica evidente
que Asher representa o sentido do paladar e comer.
A árvore especial que Asher personifica é a oliveira, que fornece o excelente
azeite com o qual a porção de Asher na Terra de Israel foi abençoada. Das sete
espécies da Terra de Israel, a azeitona é a sexta, e na Cabalá corresponde à
sefira de yesod, o "tsadic, alicerce do mundo". O azeite de oliva
representa a semente potente do tsadic de conduzir e suster gerações abençoadas
de almas judaicas.
Sentido: Paladar, comer (achila, ta'am)
O sentido retificado de comer é o sentido especial do tsadic, como está
escrito: "O tsadic come para satisfazer sua alma." O versículo
continua: "mas o estômago do perverso está sempre carente". O tsadic,
orientado para a alma, sente-se "satisfeito" e feliz com pouco; o
rasha (perverso), que é orientado para o corpo, nunca está
"satisfeito".
"Ao comer da Árvore da Vida, o tsadic extrai grande prazer ("vida" na
Torá significa "prazer") das centelhas Divinas de luz e força de vida
presentes no alimento que ingere. Em seu estado de consciência retificado, ele
está continuamente cônscio de que "não só [dimensão física] de pão vive o
homem, mas de toda palavra da boca de D’us."
A ocasião de maior prazer na partilha do alimento está no Shabat. A palavra
para "satisfazer [sua alma]" é cognata à palavra para
"sete", aludindo ao sétimo dia de Shabat. Um verdadeiro tsadic vive o
prazer do Shabat durante toda a semana (no Zohar, o tsadic é denominado Shabat).
A própria palavra Shevat transforma-se em Shabat (pois as letras tet e tav,
ambas letras da língua, são foneticamente intercambiáveis).
Controlador: estômago [e esôfago] (etztomchá ou kurkavan)
A relação entre o estômago e o sentido do paladar e de comer é clara.
Nossos Sábios declaram: "o
kurkavan mói." O processo de moer é essencial à digestão. Dissecar a
grosseira substância do alimento em pequenas partes é necessário para libertar
as centelhas de força de vida Divina contida no alimento. Ao "moer"
(similar ao "mastigar" da boca) o estômago "saboreia" a
essência interior da comida. Este sentido interior, espiritual, do paladar
controla o sentido mais externo do paladar.
Por Rabino Yitzchak Ginsburgh
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=wlId45vPZu0 (CR Center – Festada Lua Nova, mês de Shevat 5785/2025, Ap Esdras)
https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/2032012/jewish/O-Ms-de-Shevat.htm (Chabad - O mês de Shevat)
Relacionados:
https://www.youtube.com/watch?v=V9MYIVKo9W4 (Shema Ysrael – O mês de Shevat – prazer e felicidade)
https://www.youtube.com/watch?v=mQDfeTa9UGo (Teshuva Sião – O Mês SHevat).