Estou confuso sobre o nome deste mês
judaico. Alguns chamam de "Cheshvan" e outros dizem
"Marcheshvan". Para complicar as coisas, em seu próprio site, você
tem os dois nomes. Então, qual é o nome correto para este mês, Cheshvan ou
Marcheshvan?
Resposta:
O Talmud de Jerusalém nos informa que “os
nomes dos meses vieram conosco da Babilônia.” 1 Até o exílio na
Babilônia, os meses eram conhecidos por seu número, por exemplo, “o primeiro
mês” ou por nomes que não são comumente usados hoje em dia. De fato, no Livro
dos Reis, este mês é chamado de “o mês de Bul, o oitavo mês”,2 contado a partir do mês
da primavera de Nissan.
As Escrituras da época do pós exílio na
Babilônia (como Ester e Nechemia), enquanto mencionam outros meses, nunca
mencionam este mês, portanto não há uma inferência clara das escrituras de uma
maneira ou de outra.
Alguns sugerem que “Marcheshvan” parece
vir da palavra acadiana que significa “o oitavo mês”. 3
Marcheshvan
vs. Cheshvan
Ao longo da Mishná4 e do Talmud,5 e muitos trabalhos
posteriores, o mês é chamado Marcheshvan. Esse também é o caso ao enumerar
documentos legais judaicos ou ao abençoar o novo mês.6
Por outro lado, descobrimos que, na mais
antiga obra esotérica existente, Sefer Yetzirá (o Livro da Formação) - um livro
que antecede e é mencionado no Talmud7 - este mês é referido como Cheshvan.8 O Zohar também chama
este mês Cheshvan.9 E é assim que costuma ser chamado em aulas e
prédicas.
Então, por que a discrepância?
Porque há uma diferença de opinião se o
nome verdadeiro do mês é Marcheshvan ou se é realmente Cheshvan e o “Mar” é
apenas uma denominação adicionada para descrever o mês. Há uma série de
explicações oferecidas quanto ao significado mais profundo por trás do “Mar” em
Marcheshvan.
Amargura
Alguns explicam que mar significa
“amargura” (pense no maror que comemos em Pessach). O mês é visto como amargo
por vários motivos:
- Após
Tishrei, um mês repleto de festas, o mês de Marcheshvan não tem festas.10
- Sarah
e Rachel faleceram durante este mês.11
- Durante
a época do Primeiro Templo, quando a nação judaica se dividiu em dois
reinos, Jeroboão, rei das tribos do norte, instituiu um feriado pagão no
mês de Cheshvan para combater a adoração a D'us q ue ocorreu em Jerusalém,
que estava situada no reino de Judá.12
Uma
Goda D’Água
Outros explicam que a palavra hebraica mar
significa "uma gota de água", como no verso "como uma gota (mar)
de um balde".13 É neste mês que os judeus na terra de
Israel começam a orar por chuva. Assim, dizemos mar como uma oração pela chuva.14
Além disso, o Mabul (Grande Dilúvio) nos
tempos de Noé começou neste mês.15
(Curiosamente, os comentaristas apontam
que o nome original para o mês encontrado nas Escrituras, “Bul”, também é uma
referência ao Mabul.16)
Chefe
ou Mestre
Alguns explicam que, pelo contrário, o mar
em Marcheshvan realmente tem uma conotação positiva, pois a palavra mar pode
significar o honorífico “Mestre”. Esse honorífico é dado já que este é o mês em
que o rei Shlomo terminou de construir o Primeiro Templo17
Na verdade, também há um elemento de
amargura, pois, embora estivesse terminado naquele momento, o Templo não foi
dedicado até mais tarde, deixando o mês privado de um possível feriado.
Apesar de a dedicação do Primeiro Templo
não ser no mês de Marcheshvan, o Midrash relata que o Terceiro Templo será
dedicado neste mês.18 Assim, não apenas não será um mês “amargo”,
pelo contrário, será seja um mês de regozijo!19 Sque ocorra rapidamente, em nossos dias!
NOTAS
1. Jerusalem Talmud, Rosh Hashanah 1:2.
2. I Melachim 6:38.
3. Assim, estaria relacionado às palavras Merach-Shwan: Merach - mês
e Shwan - oito. Veja, no entanto, o Aruch Hashalem, onde ele sugere que é
Merachesh-Van; Merachesh (fluxos) Van (água).
4. Mishná Taanit 1:3-4.
5. Veja por exemplo, Talmud, Rosh Hashanah 7a.
6. Veja, no entanto, Minhagei Vermaisa 234, que diz que o povo de
Worms, na Alemanha, tinha o costume de chamar o mês de Cheshvan ao abençoar o
mês.
7. Veja por exemplo,Talmud Sanhedrin 65b.
8. Sefer Yetzirá 5:4.
9. Veja por exemplo, Zohar 2:275b, 3:260b, Zohar Chodosh 42a.
10. Veja Sdei Chemed, Maarechet Chatan U’Kallá 23.
11. Veja Esther Rabá 7:13 e Sdei Chemed, Maarechet Chatan U’Kallá 23.
12. I Melachim 12; vehja também Sefer Hatodaá.
13. Yeshuayahu 40:15.
14. Pri Chadash, Even Haezor 126:7.
15. Opinião do Rabino Eliezer no Talmud, Rosh Hashaná 11b.
16. Radak em I Melachim 6:38.
17. Veja,I Melachim 6:38.
18. Yalkut Shemoni, Melachim 184.
19. Torat Menachem, 5742, vol. 1, p. 353-354; Bnei Yissachar 2:56-57.
Por
Yehuda Shurpin
Famoso
erudito e pesquisador, Rabi Yehuda Shurpin atua
como editor de conteúdo em Chabad.org, e escreve a popular coluna semanal
Pergunte ao Rabino. Rabi Shurpin é o rabino do Chabad Shul em St. Louis Park,
Ninn., onde reside com sua esposa, Ester, e seus filhos.
Sefira Ross é uma desenhista e ilustradora freelance cujas criações originais são publicadas nas páginas de Chabad.org. Ela reside em Seattle, Washington, e seus dias são investidos em seu talentoso trabalho e no papel de mãe.










