Do Amado para amada, DIZ o Amigo do NOIVO Fiel:

<< ... Mas! A #NOIV4TRIunfante, "nos #2KOROSKazas em #JudáH & #IzRaEl, Hoj3: IzRaEl999IgReJa, com a Kura da #FeridaDeSeparacao! #UNI4oNOIV4: #JUNTOS! São SÍÍÍímbolo da #Sulamita, a PREDILETA do #NOIVOFiel 'entre as mulheres': 'religiões ou religiosos' entre as nações'"! No 'Mister' #BailaManaim ou #DankadaNOIV4! (Sal 133; kan 6:3-13; Rom 11:11-26; Efe 1:13, 2:11-22 e 3:6 & Apo 11:1-14 e 15:3) >>

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

O nome “Brasil” veio do hebraico?


Boa curiosidade e informação cultural.

O nome “Brasil” veio do hebraico?



O nome “Brasil” veio do hebraico?
O nome Brasil é anterior ao país. Aparece cerca de 500 anos antes de 1500. As raízes etimológicas de Brasil são controversas, sendo as principais um corante, uma árvore ou uma ilha.
O corante
As origens mais remotas do termo podem ser encontradas na língua dos antigos hebreus e fenícios: o nome de um corante vermelho que eles comerciavam e que era extraído de um mineral pelos celtas, o cinábrio, nome popular do sulfureto de mercúrio, um mineral de cor vermelha brilhante utilizado desde a antiguidade como base para corantes e para o vermelhão usado em pintura corporal.
A ilha
A ilha Brasil, originariamente Hy Breasail, é uma ilha mitológica irlandesa que foi representada em muitos mapas do Oceano Atlântico de 1325 a 1865. Sua localização mais usual é a sudoeste da Irlanda.
A madeira
A origem do nome Brasil derivada da madeira já era defendida na época colonial por cronistas da importância de João de Barros, Frei Vicente do Salvador e Pero de Magalhães Gandavo. De acordo com eles, o nome Brasil deriva de pau-brasil, a designação de um tipo de madeira empregada na tinturaria de tecidos.
Polêmica na imprensa internacional
A revista inglesa Notes and Queries divulgou em suas páginas uma polêmica sobre a origem do nome Brasil. Numa nota intitulada “América Antes de Colombo?”, publicada em janeiro de 1862, o articulista Bolton Corney comentava provas ditas documentais sobre a existência do comércio de pau-brasil (Brazil wood) desde 1279, no porto de Londres, e da designação Brasil num mapa de 1436, para uma ilha nos Açores, ambas as provas exibidas em outro periódico da época.
Barzel e Brasil
Uma das notas da revista supracitada atribuía uma origem hebraica ao nome Brasil, a partir de barzel, que significa ferro. E para reforçar a teoria, apresentava dois argumentos linguísticos: o pau-brasil também era conhecido como pau-ferro e a expressão “tão duro como o brasil” era corrente na época.
Sem dúvida a principal origem do nome Brasil repassado ao nosso país é o pau-brasil, também conhecido como o citado pau-ferro ou ainda pau-tinta por causa de sua cor vermelho-alaranjada, como a ferrugem, ou devido à cor da madeira lembrar brasas de fogo. Ressaltando um dos nomes da árvore: pau-ferro – metal que enferruja gerando a cor mencionada reforça-se a tese da origem hebraica, língua na qual ferro é barzel. Existe uma semelhança fonética entre Brasil e barzel; além disso, o hebraico escrito não é vocalizado e as duas palavras possuem as mesmas consoantes: as letras hebraicas Beit, Resh, Zayin e Lamed (BRZL). Não nos esqueçamos que, no período colonial, o pau-brasil era também chamado de “madeira judaica”.
Fonte: Adaptação do artigo “PRESENÇA JUDAICA NA TOPONÍMIA BRASILEIRA: BRASIL, ORIGEM E MISTÉRIOS” (Jane Bichmacher de Glasman – UERJ).
Fonte:
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=7791938253326191395#editor/src=sidebar

Nenhum comentário:

Postar um comentário