Do Amado para amada, DIZ o Amigo do NOIVO Fiel:

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quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

FELIZ! Shevat, 11º mês! Hoje! 1º Iom (1º dia) – Tribo de Aser (Berilo)! (EFCOL - Rosh Chodesh Shevat)

    

FELIZ!

Shevat, 11º mês!

Hoje! 1º Iom (1º dia) – Tribo de Aser (Berilo)!

 

Shalom Adonai amado (a) no SENHOR,

Assista ao vídeo dessa publicação, uma explicação sobre o significado PROFético do mês Shevat e acerca da origem do Calendário ORIGINAL Bíblico, o Hebreu, ensinado por esse honrado Apostolo do CORPUS CHRist, também com a visão de RESTAURAÇÃO, sem a intenção de judaizar a igreja, mas de pregar a verdade do Evangelho PLENO.

 

Abaixo cópia da folhinha deste mês de Shevat do nosso Calendário ORIGINAL Bíblico, o Hebreu, conjugado com esse gregoriano / solar, que sabemos é apócrifo / anticristo, pois o SR! J!-YeshuaH HamashiaH deixou bem claro em Mateus 5.17-21, que Ele não veio para mudar a Santa Lei e os PROFetas, mas sim para Cumprí-los!

Àqueles que desejavam saber qual dia é hoje neste calendário ORIGINAL Bíblico, o Hebreu, sem ter que pesquisar em conversores online, segue boa ideia para nos ajudar:

 


Abaixo pesquisas na web de significados para o mês de Shevat, acerca deste décimo primeiro mês do Calendário ORIGINAL Bíblico, extraído do site Chabat.com:



O mês de Shevat:

Segundo o Sêfer Yetzirá, cada mês do ano judaico tem uma letra do alfabeto hebraico, um signo do Zodíaco, uma das doze tribos de Israel, um sentido e um membro controlador do corpo que correspondem a ele.

Shevat é o décimo primeiro mês do calendário judaico.          

O décimo quinto dia de Shevat é o 
"Ano Novo das Árvores" segundo a Escola de Hilel; segundo a escola de Shamai, o "Ano Novo das Árvores" é em Primeiro de Shevat. O "Ano Novo das Árvores" é o dia a partir do qual o novo ano é calculado para o fruto das árvores com respeito às mitsvot de ma'asser ("dízimos"; fruto que brota após esta data não pode ser apanhado como um dízimo sobre os frutos que nasceram antes) e orlá (fruto com menos de três anos de idade, que é proibido). É celebrado pela partilha de frutos, especialmente as sete espécies pelas quais a terra de Israel é enaltecida.

O 15º dia do décimo primeiro mês alude ao segredo do inefável Nome de D’us Havayah, cujas primeiras duas letras, yud e hei (que representam o nível oculto, mais elevado, de unificação) totalizam 15, e cujas últimas duas letras, vav e hei, (que representam o nível inferior, revelado, de unificação) totalizam 11. O segredo total do Nome Havayah é o segredo da "Árvore da Vida", a árvore do mês de Shevat.    

Letra: tsadic     

A letra tsadic simboliza o verdadeiro tsadic ("o justo") e "o tsadic é o alicerce do mundo". O tsadic consumado da geração personifica a Árvore da Vida no Jardim do Éden (onde todas as árvores correspondem às almas dos justos).

A própria forma da letra tsadic (especialmente seu formato final, que representa a verdadeira manifestação do tsadic no futuro) assemelha-se a uma árvore. Na Torá, o homem é chamado Etz hasadê ("a árvore do campo"). Etz hasadê = 474 = da'at, a singular propriedade do homem em geral e do tsadic em particular. Da'at é o poder de "conexão". O mês de Shevat é o mês da conexão ao verdadeiro tsadic da geração, a Árvore da Vida da geração.

Mazal: "deli" (Aquário – balde)


O Ano Novo das Árvores de Shevat é a época em que as águas das chuvas de inverno começam a subir pelas veias da árvore e lhe trazem nova vida. A subida da água em geral é representada pelo deli. O radical de deli significa "erguer", como no versículo "Meus olhos estão erguidos para o céu"      
– (quando o ayin – "olho" – de Tevêt é elevado para se conectar ao tsadic de Shevat, a palavra etz – "árvore" – é formada).

O Báal Shem Tov declarou que quando se encontra um aguadeiro carregando barris cheios de água, é um sinal de bênção. O tsadic é uma verdadeira manifestação de um carregador de água. "Água refere-se à Torá." Refere-se a Shevat como o novo ano para o estudo de Torá. O ato de se comer frutas em Shevat corresponde à partilha e integração dos doces frutos da sabedoria da Torá. E assim, as águas de Shevat representam as doces águas da Torá.

Tribo: Asher

 O nome "Asher" significa "prazer" e "felicidade". Nosso Patriarca Yaacov abençoou seu filho Asher: "De Asher vem o delicioso [lit. gordo] pão, e ele fornecerá as iguarias do rei." Daí fica evidente que Asher representa o sentido do paladar e comer.  


A árvore especial que Asher personifica é a oliveira, que fornece o excelente azeite com o qual a porção de Asher na Terra de Israel foi abençoada. Das sete espécies da Terra de Israel, a azeitona é a sexta, e na Cabalá corresponde à sefira de yesod, o "tsadic, alicerce do mundo". O azeite de oliva representa a semente potente do tsadic de conduzir e suster gerações abençoadas de almas judaicas. 

Sentido: Paladar, comer (achila, ta'am)  

O sentido retificado de comer é o sentido especial do tsadic, como está escrito: "O tsadic come para satisfazer sua alma." O versículo continua: "mas o estômago do perverso está sempre carente". O tsadic, orientado para a alma, sente-se "satisfeito" e feliz com pouco; o rasha (perverso), que é orientado para o corpo, nunca está "satisfeito".
"
Ao comer da Árvore da Vida, o tsadic extrai grande prazer ("vida" na Torá significa "prazer") das centelhas Divinas de luz e força de vida presentes no alimento que ingere. Em seu estado de consciência retificado, ele está continuamente cônscio de que "não só [dimensão física] de pão vive o homem, mas de toda palavra da boca de D’us."

A ocasião de maior prazer na partilha do alimento está no Shabat. A palavra para "satisfazer [sua alma]" é cognata à palavra para "sete", aludindo ao sétimo dia de Shabat. Um verdadeiro tsadic vive o prazer do Shabat durante toda a semana (no Zohar, o tsadic é denominado Shabat). A própria palavra Shevat transforma-se em Shabat (pois as letras tet e tav, ambas letras da língua, são foneticamente intercambiáveis).

Controlador: estômago [e esôfago] (etztomchá ou kurkavan)         

A relação entre o estômago e o sentido do paladar e de comer é clara. 

Nossos Sábios declaram: "o kurkavan mói." O processo de moer é essencial à digestão. Dissecar a grosseira substância do alimento em pequenas partes é necessário para libertar as centelhas de força de vida Divina contida no alimento. Ao "moer" (similar ao "mastigar" da boca) o estômago "saboreia" a essência interior da comida. Este sentido interior, espiritual, do paladar controla o sentido mais externo do paladar.

 

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=ewB4WEPa2q4 (EFCOL Instituto de Restauração, Pr Joelson – Rosh Chodesh de Shevat 2021/5781)

http://www.chabad.org.br/datas/calendario/Shevat.html (Chabad, Sêfer Yetzirá – O Mês de Shevat)

https://www.youtube.com/watch?v=w58tsb5ZFzM (Mora Shajar – Rosh Jodesh Shevat)

https://www.youtube.com/watch?v=eFkezhSAYN4 (Makom Shalom – Parasha Vaera, Rosh Chodesh mês Shevat)



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