Do Amado para amada, DIZ o Amigo do NOIVO Fiel:

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sábado, 8 de janeiro de 2022

FELIZ! SHevat, 11º mês, do Kalendário ORIGINAL Bíblico! Rosh Chodesh Mês de SHevat (EFCOL)

    

FELIZ!  SHevat, 11º mês, do Kalendário ORIGINAL Bíblico!

Hoje! 6º Yom (6º dia) Ano Novo das Árvores!

 

SHalom Adonai amado (a) no SENHOR,

Assista ao vídeo dessa publicação, uma explicação sobre o significado PROFético do mês SHevat e acerca da origem do Calendário ORIGINAL Bíblico, o Hebreu, ensinado por esse honrado Apostolo da Noiva Fiel, também com a visão de RESTAURAÇÃO, sem a intenção de judaizar a igreja, mas de pregar a verdade do Evangelho PLENO.

Abaixo cópia da folhinha deste mês de Shevat do nosso Calendário ORIGINAL Bíblico, o Hebreu, conjugado com esse gregoriano / solar, que sabemos é apócrifo / anticristo, pois o SR! Jesus-YeshuaH Hamashia deixou bem claro em Mateus 5.17-21, que Ele “NÃO VEIO para mudar a Santa Lei e os PROFetas, mas sim para Cumprí-los”!  Àqueles que desejavam saber qual dia é hoje neste Calendário ORIGINAL Bíblico, o Hebreu, sem ter que pesquisar em conversores online, segue essa boa ideia para nos ajudar:

 


 

Abaixo pesquisas na web de significados para o mês de SHevat, acerca deste undécimo mês do Calendário ORIGINAL Bíblico, extraído do site Chabat.com e outras fontes referenciadas abaixo:

 

O Mês de Shevat

Por Rabino Yitzchak Ginsburgh

                  

Segundo o Sêfer Yetzirá, cada mês do ano judaico tem uma letra do alfabeto hebraico, um signo do Zodíaco, uma das doze tribos de Israel, um sentido e um membro controlador do corpo que correspondem a ele.

Shevat é o décimo primeiro mês do calendário judaico.         
O décimo quinto dia de Shevat é o "Ano Novo das Árvores" segundo a Escola de Hilel; segundo a escola de Shamai, o "Ano Novo das Árvores" é em Primeiro de Shevat. O "Ano Novo das Árvores" é o dia a partir do qual o novo ano é calculado para o fruto das árvores com respeito às mitsvot de ma'asser ("dízimos"; fruto que brota após esta data não pode ser apanhado como um dízimo sobre os frutos que nasceram antes) e orlá (fruto com menos de três anos de idade, que é proibido). É celebrado pela partilha de frutos, especialmente as sete espécies pelas quais a terra de Israel é enaltecida.  
O 15º dia do décimo primeiro mês alude ao segredo do inefável Nome de D’us Havayah, cujas primeiras duas letras, yud e hei (que representam o nível oculto, mais elevado, de unificação) totalizam 15, e cujas últimas duas letras, vav e hei, (que representam o nível inferior, revelado, de unificação) totalizam 11. O segredo total do Nome Havayah é o segredo da "Árvore da Vida", a árvore do mês de Shevat.      

Letra: tsadic   
A letra tsadic simboliza o verdadeiro tsadic ("o justo") e "o tsadic é o alicerce do mundo". O tsadic consumado da geração personifica a Árvore da Vida no Jardim do Éden (onde todas as árvores correspondem às almas dos justos).      
A própria forma da letra tsadic (especialmente seu formato final, que representa a verdadeira manifestação do tsadic no futuro) assemelha-se a uma árvore. Na Torá, o homem é chamado Etz hasadê ("a árvore do campo"). Etz hasadê = 474 = da'at, a singular propriedade do homem em geral e do tsadic em particular. Da'at é o poder de "conexão". O mês de Shevat é o mês da conexão ao verdadeiro tsadic da geração, a Árvore da Vida da geração. 

Mazal: "deli" (Aquário – balde)        

O Ano Novo das Árvores de Shevat é a época em que as águas das chuvas de inverno começam a subir pelas veias da árvore e lhe trazem nova vida. A subida da água em geral é representada pelo deli. O radical de deli significa "erguer", como no versículo "Meus olhos estão erguidos para o céu"
– (quando o ayin – "olho" – de Tevêt é elevado para se conectar ao tsadic de Shevat, a palavra etz – "árvore" – é formada).     

O Báal Shem Tov declarou que quando se encontra um aguadeiro carregando barris cheios de água, é um sinal de bênção. O tsadic é uma verdadeira manifestação de um carregador de água. "Água refere-se à Torá." Refere-se a Shevat como o novo ano para o estudo de Torá. O ato de se comer frutas em Shevat corresponde à partilha e integração dos doces frutos da sabedoria da Torá. E assim, as águas de Shevat representam as doces águas da Torá.

Tribo: Asher              
O nome "Asher" significa "prazer" e "felicidade". Nosso Patriarca Yaacov abençoou seu filho Asher: "De Asher vem o delicioso [lit. gordo] pão, e ele fornecerá as iguarias do rei." Daí fica evidente que Asher representa o sentido do paladar e comer.    
A árvore especial que Asher personifica é a oliveira, que fornece o excelente azeite com o qual a porção de Asher na Terra de Israel foi abençoada. Das sete espécies da Terra de Israel, a azeitona é a sexta, e na Cabalá corresponde à sefira de yesod, o "tsadic, alicerce do mundo". O azeite de oliva representa a semente potente do tsadic de conduzir e suster gerações abençoadas de almas judaicas.       

Sentido: Paladar, comer (achila, ta'am)         
O sentido retificado de comer é o sentido especial do tsadic, como está escrito: "O tsadic come para satisfazer sua alma." O versículo continua: "mas o estômago do perverso está sempre carente". O tsadic, orientado para a alma, sente-se "satisfeito" e feliz com pouco; o rasha (perverso), que é orientado para o corpo, nunca está "satisfeito".”        
Ao comer da Árvore da Vida, o tsadic extrai grande prazer ("vida" na Torá significa "prazer") das centelhas Divinas de luz e força de vida presentes no alimento que ingere. Em seu estado de consciência retificado, ele está continuamente cônscio de que "não só [dimensão física] de pão vive o homem, mas de toda palavra da boca de D’us."       
A ocasião de maior prazer na partilha do alimento está no Shabat. A palavra para "satisfazer [sua alma]" é cognata à palavra para "sete", aludindo ao sétimo dia de Shabat. Um verdadeiro tsadic vive o prazer do Shabat durante toda a semana (no Zohar, o tsadic é denominado Shabat). A própria palavra Shevat transforma-se em Shabat (pois as letras tet e tav, ambas letras da língua, são foneticamente intercambiáveis).

Controlador: estômago [e esôfago] (etztomchá ou kurkavan)
A relação entre o estômago e o sentido do paladar e de comer é clara.  
Nossos Sábios declaram: "o kurkavan mói." O processo de moer é essencial à digestão. Dissecar a grosseira substância do alimento em pequenas partes é necessário para libertar as centelhas de força de vida Divina contida no alimento. Ao "moer" (similar ao "mastigar" da boca) o estômago "saboreia" a essência interior da comida. Este sentido interior, espiritual, do paladar controla o sentido mais externo do paladar.

 

Por Rabino Yitzchak Ginsburgh

 

Fontes:

https://www.youtube.com/watch?v=OL0l_vS28ig  (EFCOL Instituto de Restauração, Pr Joelson – Rosh Chodesh de Shevat 5782/2022)

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/2032012/jewish/O-Ms-de-Shevat.htm  (Chabad, Sêfer Yetzirá – O Mês de Shevat)

https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3909808/jewish/8-Fatos-Sobre-o-Ms-de-Shevat.htm (Chabad, Library,- 8 Fatos sobre Shevat que todo judeu deve saber)

https://www.youtube.com/watch?v=Ie5np1NuoJQ (Cultura do Reino – Festa da Lua Nova, o mês de Shevat 5782)

https://www.youtube.com/watch?v=mQDfeTa9UGo (Teshuva Sião – O Mês SHevat).

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