FELIZ! SHevat, 11º
mês, do Kalendário ORIGINAL Bíblico!
Hoje! 6º Yom (6º dia)
SHalom Adonai amado (a) no SENHOR,
Assista ao vídeo dessa publicação, uma explicação sobre o
significado PROFético do mês SHevat e acerca da origem do Calendário ORIGINAL Bíblico,
o Hebreu, ensinado por esse honrado Apostolo da Noiva Fiel, também com a visão
de RESTAURAÇÃO, sem a intenção de judaizar a igreja, mas de pregar a verdade do
Evangelho PLENO.
Abaixo cópia da folhinha deste mês de Shevat do nosso
Calendário ORIGINAL Bíblico, o Hebreu, conjugado com esse gregoriano / solar,
que sabemos é apócrifo / anticristo, pois o SR! Jesus-YeshuaH Hamashia deixou
bem claro em Mateus 5.17-21, que Ele “NÃO VEIO para mudar a Santa Lei e os
PROFetas, mas sim para Cumprí-los”! Àqueles
que desejavam saber qual dia é hoje neste Calendário ORIGINAL Bíblico, o
Hebreu, sem ter que pesquisar em conversores online, segue essa boa ideia para
nos ajudar:
Abaixo pesquisas na web de significados para o mês de SHevat,
acerca deste undécimo mês do Calendário ORIGINAL Bíblico, extraído do site
Chabat.com e outras fontes referenciadas abaixo:
O Mês de
Shevat
Segundo o Sêfer Yetzirá, cada mês do ano
judaico tem uma letra do alfabeto hebraico, um signo do Zodíaco, uma das doze
tribos de Israel, um sentido e um membro controlador do corpo que correspondem
a ele.
Shevat é o décimo
primeiro mês do calendário judaico.
O décimo
quinto dia de Shevat é o "Ano Novo das Árvores" segundo a Escola de
Hilel; segundo a escola de Shamai, o "Ano Novo das Árvores" é em
Primeiro de Shevat. O "Ano Novo das Árvores" é o dia a partir do qual
o novo ano é calculado para o fruto das árvores com respeito às mitsvot de
ma'asser ("dízimos"; fruto que brota após esta data não pode ser
apanhado como um dízimo sobre os frutos que nasceram antes) e orlá (fruto com
menos de três anos de idade, que é proibido). É celebrado pela partilha de
frutos, especialmente as sete espécies pelas quais a terra de Israel é
enaltecida.
O 15º dia do décimo primeiro mês alude ao segredo do inefável Nome de D’us
Havayah, cujas primeiras duas letras, yud e hei (que representam o nível
oculto, mais elevado, de unificação) totalizam 15, e cujas últimas duas letras,
vav e hei, (que representam o nível inferior, revelado, de unificação)
totalizam 11. O segredo total do Nome Havayah é o segredo da "Árvore da Vida",
a árvore do mês de Shevat.
Letra: tsadic
A letra tsadic simboliza o verdadeiro tsadic ("o justo") e "o
tsadic é o alicerce do mundo". O tsadic consumado da geração personifica a
Árvore da Vida no Jardim do Éden (onde todas as árvores correspondem às almas dos
justos).
A própria forma da letra tsadic (especialmente seu formato final, que
representa a verdadeira manifestação do tsadic no futuro) assemelha-se a uma
árvore. Na Torá, o homem é chamado Etz hasadê ("a árvore do campo").
Etz hasadê = 474 = da'at, a singular propriedade do homem em geral e do tsadic
em particular. Da'at é o poder de "conexão". O mês de Shevat é o mês
da conexão ao verdadeiro tsadic da geração, a Árvore da Vida da geração.
Mazal: "deli" (Aquário – balde)
O Ano Novo das Árvores de Shevat é a época em que as águas das chuvas de
inverno começam a subir pelas veias da árvore e lhe trazem nova vida. A subida
da água em geral é representada pelo deli. O radical de deli significa
"erguer", como no versículo "Meus olhos estão erguidos para o
céu"
– (quando o ayin – "olho" – de Tevêt é elevado para se conectar ao
tsadic de Shevat, a palavra etz – "árvore" – é formada).
O Báal Shem Tov declarou que quando se encontra um aguadeiro carregando barris
cheios de água, é um sinal de bênção. O tsadic é uma verdadeira manifestação de
um carregador de água. "Água refere-se à Torá." Refere-se a Shevat
como o novo ano para o estudo de Torá. O ato de se comer frutas em Shevat
corresponde à partilha e integração dos doces frutos da sabedoria da Torá. E
assim, as águas de Shevat representam as doces águas da Torá.
Tribo: Asher
O nome "Asher" significa "prazer" e "felicidade".
Nosso Patriarca Yaacov abençoou seu filho Asher: "De Asher vem o delicioso
[lit. gordo] pão, e ele fornecerá as iguarias do rei." Daí fica evidente
que Asher representa o sentido do paladar e comer.
A árvore especial que Asher personifica é a oliveira, que fornece o excelente
azeite com o qual a porção de Asher na Terra de Israel foi abençoada. Das sete
espécies da Terra de Israel, a azeitona é a sexta, e na Cabalá corresponde à
sefira de yesod, o "tsadic, alicerce do mundo". O azeite de oliva
representa a semente potente do tsadic de conduzir e suster gerações abençoadas
de almas judaicas.
Sentido: Paladar, comer (achila, ta'am)
O sentido retificado de comer é o sentido especial do tsadic, como está
escrito: "O tsadic come para satisfazer sua alma." O versículo
continua: "mas o estômago do perverso está sempre carente". O tsadic,
orientado para a alma, sente-se "satisfeito" e feliz com pouco; o
rasha (perverso), que é orientado para o corpo, nunca está
"satisfeito".”
Ao comer da Árvore da Vida, o tsadic extrai grande prazer ("vida" na
Torá significa "prazer") das centelhas Divinas de luz e força de vida
presentes no alimento que ingere. Em seu estado de consciência retificado, ele
está continuamente cônscio de que "não só [dimensão física] de pão vive o
homem, mas de toda palavra da boca de D’us."
A ocasião de maior prazer na partilha do alimento está no Shabat. A palavra
para "satisfazer [sua alma]" é cognata à palavra para
"sete", aludindo ao sétimo dia de Shabat. Um verdadeiro tsadic vive o
prazer do Shabat durante toda a semana (no Zohar, o tsadic é denominado
Shabat). A própria palavra Shevat transforma-se em Shabat (pois as letras tet e
tav, ambas letras da língua, são foneticamente intercambiáveis).
Controlador: estômago [e esôfago]
(etztomchá ou kurkavan)
A
relação entre o estômago e o sentido do paladar e de comer é clara.
Nossos
Sábios declaram: "o kurkavan mói." O processo de moer é essencial à
digestão. Dissecar a grosseira substância do alimento em pequenas partes é
necessário para libertar as centelhas de força de vida Divina contida no
alimento. Ao "moer" (similar ao "mastigar" da boca) o
estômago "saboreia" a essência interior da comida. Este sentido
interior, espiritual, do paladar controla o sentido mais externo do paladar.
Por Rabino
Yitzchak Ginsburgh
Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=OL0l_vS28ig (EFCOL Instituto de Restauração, Pr Joelson –
Rosh Chodesh de Shevat 5782/2022)
https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/2032012/jewish/O-Ms-de-Shevat.htm (Chabad, Sêfer Yetzirá – O Mês de Shevat)
https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3909808/jewish/8-Fatos-Sobre-o-Ms-de-Shevat.htm (Chabad, Library,- 8
Fatos sobre Shevat que todo judeu deve saber)
https://www.youtube.com/watch?v=Ie5np1NuoJQ (Cultura do Reino – Festa da Lua Nova, o
mês de Shevat 5782)
https://www.youtube.com/watch?v=mQDfeTa9UGo
(Teshuva Sião – O Mês SHevat).

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