Do Amado para amada, DIZ o Amigo do NOIVO Fiel:

<< ... Mas! A #NOIV4TRIunfante, "nos #2KOROSKazas em #JudáH & #IzRaEl, Hoj3: IzRaEl999IgReJa, com a Kura da #FeridaDeSeparacao! #UNI4oNOIV4: #JUNTOS! São SÍÍÍímbolo da #Sulamita, a PREDILETA do #NOIVOFiel 'entre as mulheres': 'religiões ou religiosos' entre as nações'"! No 'Mister' #BailaManaim ou #DankadaNOIV4! (Sal 133; kan 6:3-13; Rom 11:11-26; Efe 1:13, 2:11-22 e 3:6 & Apo 11:1-14 e 15:3) >>

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

FELIZ! 9º mês Kislev! Hoje, 2º Iom (2º dia)! & Compreensão Profética (Ap Miquéias e CHabad)


FELIZ! 9º mês Kislev! Hoje, 2º Iom (2º dia)!

Shalom Adonai amado (a) no SENHOR!

Seja bem vindo (a) ao “nosso 9º mês, de Kislev, do Calendário ORIGINAL Bíblico, da Criação, seguindo ordens do Senhor a Moisés (Mosheh)”, quando estava para enviar a décima praga ao Egito, ao celebrar aquela Páscoa, para LIBERTAR Israel! O SENHOR marcou por amor a Israel, Sua nação &scolhida! A contagem e preparação do Tempo ELE & Juízo contra as nações pagãs! Concluindo a estrutura durante toda história de Israel, até a reconstrução do 2º templo, do retorno dos cativeiros babilônico e assírico.

(Significado e compreensão PROFética)

 

Assista ao vídeo acima e tenha compreensão do significado deste mês e entenda “em parte” porque {a tradição judaica}, conta o tempo a partir do mês sétimo (TisHRei), e não conforme a ordenança do Senhor a Moises, a partir de Nisan, o 1º dos meses, conforme descrição acima, seguindo alguns versos:

Este vos será o primeiro dos meses, aos dez ! ... (Êxo 12.2)

E no ano undécimo, no mês de Bul (Cheshvan), que é o mês oitavo, se acabou esta casa com todas as suas coisas, e com tudo o que lhe convinha; e a edificou em sete anos. (1 Reis 6.38)

No oitavo mês, diz o SR!  Voltai-vos para Mim!  &  EU me tornarei para vós! ... (Zac 1.1-3)

No oitavo mês, Jeroboão DESVIOU o povo de Israel, para adorarem & sacrificarem em Betel, aos bezerros (d-uses) que fizera, ao invés de Jerusalém, segundo “ordens do SR!”... (1 Reis 12.32)

ATENTE para o que disse o SR! J!-YeshuaH:

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, {mas para cumprir! ...}. (Mateus 5.17)

Se o Messias declarou que não veio para mudar a Lei, inclusive esta do Calendário ORIGINAL, acaso então “não foi o espírito anticristo” que induziu os homens a muda-La?! ...

Assim como Constantino, também o fez com a Lei do sábado, que ao invés deles se converter, cerca de “dois terços” da igreja primitiva foi quem se converteu àquele rei e sistema político romano daquela época?!   Que após aquele início da apostasia da fé ORIGINAL, na idade média, se corrompeu ainda mais, com a retirada do segundo mandamento do decálogo, ao dividir outro com relação amor ao próximo! ...

 Abaixo folhinha deste 9º mês, que criamos para identificação dia a dia dos meses no Calendário ORIGINAL Bíblico, sem necessidade de consultar ‘conversor de calendários’, que foi casado com esse calendário apostata, baseado na afirmação acima do nosso Mashiach, que afirmou ter vindo para Cumprir a Santa Lei e os PROFetas e não para muda-los:



Abaixo veja uma breve descrição deste mês de Kislev e seus significados, pelo Rabino Yitzchak Ginsburgh, pela Congregação Judaica CHabad:

 

O Mês de Kislêv

Por Rabino Yitzchak Ginsburgh


Segundo o Sêfer Yetzira, cada mês do ano judaico tem uma letra do alfabeto hebraico, um signo do Zodíaco, uma das doze tribos de Israel, um sentido e um membro controlador do corpo que correspondem a ele.

Kislêv é o nono dos doze meses do calendário judaico.

Kislêv é o mês de Chanucá (o único dia festivo no calendário judaico que combina dois meses: Chanucá começa no mês de Kislêv e continua e termina em Tevêt.

O nome Kislêv deriva da palavra hebraica para bitachon, "confiança". Há dois estados de confiança, um ativo e outro passivo, e ambos se manifestam no mês de Kislêv (veja Bitachon, confiança). O milagre de Chanucá reflete a confiança ativa dos Chashmonaim (Macabeus) de se erguerem e lutar contra o império helenístico (e sua cultura).

O senso de sono de Kislêv reflete a confiança passiva que a providência de D’us sempre vigia sobre Israel.

Na tradição da Chassidut, 19 de Kislêv, o dia da libertação e redenção de Rabi Shneur Zalman, autor do clássico texto da Chassidut, o Tanya (discípulo do Maguid de Mezeritch, sucessor do Báal Shem Tov) da prisão (onde foi colocado pela disseminação dos mais recônditos mistérios da Torá) é chamado de "Ano Novo da Chassidut" (sugerindo que é através do canal espiritual desse dia que a sabedoria interior da Chassidut e o poder de integrar essa sabedoria à vida cotidiana da pessoa são trazidos a este mundo. O alicerce do caminho da Chsssidut é a absoluta confiança e fé na onipresença de D’us, e a onipotência de Sua Divina providência.

Letra: samech

O nome Samech significa "apoiar". O sentimento de sentir-se apoiado corresponde à confiança em D’us e em Sua providência associada ao mês de Kislêv, como foi descrito acima. Assim encontramos expresso em Tehilim: "D’us apóia (somech) todos os caídos e levanta todos os encurvados"; "Mesmo quando ele cai, não será deixado caído no chão, pois D’us apóia (yismoch) sua mão."

O formato do samech é um círculo, que representa a abrangente onipresença de D’us e Sua providência. O "grande círculo" da luz infinita de D’us é explicado na Cabalá e Chassidut como refletindo Seu "braço direito" que abraça (e apóia por baixo) com grande e infinito amor toda a realidade, como está escrito: "E por baixo, os braços do universo."

Mazal: "kesher" (Sagitário = arco)

O arco de Kislêv é o arco dos Macabeus. Simboliza sua ativa confiança em D’us para lutar contra o império e a cultura que então governavam a terra.

Embora os próprios Chashmonaim fossem da tribo sacerdotal de Israel, a "arte" do arco é designada na Torá à tribo de Benjamin em particular, a tribo do mês de Kislêv.

Os Cohanim (e Leviim) não são considerados como uma das doze tribos na correspondência das tribos aos meses do ano (segundo o Arizal). Como uma abrangente manifestação da alma judaica, os Cohanim contêm e refletem a fonte espiritual de cada uma das tribos de Israel. Isso é especialmente verdade no que diz respeito à tribo de Benjamim, pois em sua porção estava o Templo Sagrado onde serviam os Cohanim. Assim, a relação dos Cohanim a Benjamim é similar àquela da alma com o corpo. Os Cohanim lutam a guerra sagrada incorporada no arco de Benjamim.

O arco de guerra de Kislêv é na verdade projetado ("atirado") do arco (o arco-íris; em hebraico ambos, "arco" e "arco-íris" são idênticos – keshet) da paz (entre D’us e a Criação) do fim do mês anterior de Cheshvan, como foi explicado acima. Os dois arcos (semicírculos) unem-se para formar o círculo completo do samech de Kislêv.

Tribo: Benjamim

Como foi mencionado acima, Benjamim é a tribo mais dotada da "arte" do arco. Em sua porção está o Templo Sagrado em Jerusalém, como é declarado na bênção de Moshê a Benjamim no final da Torá (a qual, segundo a explicação acima sobre o relacionamento entre os Cohanim e Benjamim, segue diretamente a bênção a Levi e os Cohanim, e que na verdade profetisa a guerra dos Macabeus contra os Gregos): "A Benjamim ele disse: o amado de D’us, Ele habitará em confiança sobre ele, Ele paira sobre ele o dia todo, e entre seus ombros Ele repousa" (Devarim 33:12). Aqui vemos explicitamente que Benjamim simboliza tanto confiança quanto repouso, o sentido de Kislêv.

De todas as tribos de Israel, Benjamim foi a única tribo nascida na Terra de Israel. A Terra de Israel é o local onde ,ais se sente a Divina providência e a total onipresença de D’us. Nas palavras do Zohar: "Não há lugar vazio d'Ele".

Sentido: sono (sheina)

O sentido do sono é a tranqüilidade e repouso que vêm com a confiança e segurança em D’us e Sua Divina providência. Assim vemos nas bênçãos ao final de Vayicrá (26:5-6): "E habitarás com segurança em tua terra. E Eu darei paz à terra, e repousarás sem medo…"

Como a palavra "sentido" (chush) é cognata de "rápido" (chish), o sentido do sono sugere a capacidade de dormir bem mas rapidamente (como se fala dos grandes tsadikim que precisavam de pouquíssimas horas de sono por dia).

O próprio talento de Benjamim de atirar direto no alvo depende de um espírito tranqüilo. Ele atira e acerta quase adormecido. D’us transporta sua flecha até o destino desejado. Uma personalidade tranqüila é aquela com pouco desgaste e tensão interior. O sentido do sono traz consigo a capacidade de liberar a tensão, confiante no apoio de D’us.

O sentido do sono traz também o sentido do sonho. Conforme nossa fé na Divina Providência, especialmente manifesta relativamente à conexão entre as porções semanais da Torá e o ciclo anual de meses e seus eventos, todos os sonhos da Torá estão contidos nas porções que são lidas durante o mês de Kislêv.

Quando alguém possui completa confiança em D’us, tem sonhos bons com o futuro. Sonhos bons à noite refletem bons pensamentos durante o dia, especialmente uma atitude e a consciência otimista ensinada pela Chassidut (cujo Ano Novo é 19 de Kislêv): "Pense o bem, e tudo sairá bem."

Controlador: barriga (keiva)

A keiva é um dos três presentes que somos ordenados a dar aos sacerdotes após abater um animal casher. Nossos Sábios ensinam que todos os três presentes – "braço, faces e a barriga" – aludem ao auto-sacrifício de Pinchás de matar Zimri (o príncipe de Simeon) e Kozbi (a princesa de Midyan), e assim salvar os Filhos de Israel da peste que já tinha começado entre eles. Ali, a palavra keiva refere-se ao útero de Kozbi.

Assim, vemos que keiva significa "barriga" num sentido geral, incluindo toda a região do abdômen, seja o estômago, intestino (grosso) ou útero (similarmente, a palavra beten na Torá significa tanto estômago quando útero). O útero, especificamente, relaciona-se com a tribo de Benjamim, que na Cabalá personifica o segredo do yesod feminino (útero).

A relação entre a barriga (quando "repleta" e saciada) e o tranqüilo estado do sono é clara (e explícita nos ensinamentos de Nossos Sábios).

A palavra keiva deriva de kav, que significa "medida". Sobre o notável sábio Tanniac, Rabi Chaninah ben Dosa, afirma-se: "O mundo inteiro é alimentado pelo mérito de Rabi Chanina ben Dosa, porém para Rabi Chanina ben Dosa uma medida (kav) de alfarrobas é suficiente de uma sexta-feira à outra."

Uma barriga tranqüila é aquela que conhece sua medida certa. Este conceito aparecerá novamente com relação ao mês de Shevat, seu sentido (o sentido de comer e do gosto) e seu controlador (o etztomcha ou kurkavan, do esôfago ao estômago).

Na retificação dos traços de caráter da pessoa, a keiva retificada (e sentido do sono) jamais está invejosa de outros. Nossos Sábios nos ensinam: "Um homem deseja uma medida (kav) daquilo que é seu mais do que nove que pertençam a seu amigo." E assim somos ensinados em Pirkê Avot: "Quem é rico? Aquele que está satisfeito com sua porção."

Amplie seus conhecimentos...
  • A revolta dos Macabeus abriu um precedente na história da humanidade: nunca antes uma nação morreu por seu deus. Esta foi a primeira guerra religiosa e ideológica da história da civilização.
  • Tudo o que sabemos sobre a história de Chanucá é retirado dos dois Livros dos Macabeus, encontrados numa coletânea chamada de Sêfer Hachitsonim, que inclui outros livros que ficaram de fora da Bíblia, mas são mencionados no Talmud.
  • O nome "Macabeu", apelido usados pelos cinco filhos de Matityáhu e aqueles que lutaram com eles para defender o Judaísmo, deriva do acrônimo "Mi camocha bae-lim Hashem", ou seja, "quem é como Tu dentre os fortes, Ó D'us". Este era o seu lema!
  • Não sabemos ao certo o tamanho do exército macabeu, mas mesmo os mais otimistas estimam que contasse com doze mil homens. Este punhado de pessoas lutou contra uma potência militar de quarenta mil soldados, equipados com armamentos e elefantes- os tanques da época, e... os fracos venceram os fortes.
  • A maioria das batalhas entre macabeus e gregos ocorreu na região entre as atuais cidades de Jerusalém e Tel Aviv, inclusive num local chamado Modiin, situado a oeste de Jerusalém, que pode ser visitado pela estrada Jerusalém-Tel Aviv.
  • Da maneira como conhecemos a história, pensamos que a batalha contra os gregos foi resolvida dentro de algumas semanas. No entanto, ela durou vinte e cinco anos! No ano 167 AEC o exército grego invadiu a cidade de Modiin, e foi apenas no ano142 AEC, que a paz foi restabelecida.
  • No terceiro ano da batalha, os judeus reconquistaram a cidade de Jerusalém, e então procuraram óleo para acender a Menorá do Templo Sagrado, profanado pelos gregos. Foi então que ocorreu o conhecido milagre de Chanucá, comemorado neste mês.

Por Rabino Yitzchak Ginsburgh

 


Rabino Yitzchak Ginsburg é fundador e diretor do Instituto Gal Einai: Instituto de Estudo Interdisciplinário Avançado de Torá, Arte e Ciências. Renomado explicador de Cabalá e Chassidut, Rabino Ginsburg escreveu mais de quarenta livros esclarecendo tópicos de Torá como psicologia, medicina, política, matemática e relacionamentos.

 

Conclusão:

Continuamos vivendo num PARAlelo PROFético entre os dias de Daniel, Esdras, Neemias, alguns outros PROFetas e tempo da Igreja PRImitiva, pois estamos muuuui próximos do 1º Fim {1ª Ressurreição & Rapto da Noiva (virgens fiéis ou PRUDentes!)}, por isso, creio ser tempo de nos ESFORÇARMOS para chegarmos a um CONSENSO tH4os dentro do CORPUS CHRist, para que possamos viver Amor em Unidade, para perdão & COMUNHÃO; pois é mister que a Noiva do Cordeiro batalhará &scondida “fora da vista da serpente”, para Preparar o Caminho para a Volta do Seu Noivo Fiel, enquanto resgata “ovelhas noutro aprisco”, ao Cumprir {Visão PROFética (Mat 25.1-13; Luc 23.54-55 & Apo 12.6, 14 e 17b)}!.! *

Para compreensão PROFética acerca deste “Tempo do 1º Fim”, que possamos COMPARAR o tempo que foram dadas as três principais RHemas para nossa nação (que tipifica um 3º deserto das nações, quiçá com +++ 23 nações), durante o tempo de reinado do {sexto rei} de Apocalipse 17.3 e 9-11 (levado a um deserto das nações “em espírito”); pois naquele Tempo se viveu: “cinco reis já caíram, {um existe, o sexto!}, o sétimo, convém que dure pouco tempo, como durou, pela renuncia do papa Bento XVI! O oitavo, será (tipologia de besta), também é um dos “sete reis”! Pois ‘naquele Tempo’, em que João Paulo II iniciou seu reinado papal, de 1978 até 2005, ocorreram três RH4ma’s para o BRaZiL, com o cHamado de Mike Shea, dos USA para esta nação, e em 1978, cHamado de retorno para Valnice Milhomens, em 1985, e da 3ª RH3ma para esta nação, em 2002, sendo as três RH3mas +++ uma:

1ª – A redenção do BRaZiL! (por Valnice Milhomens), em 1985;

2ª – BRaZiL, tu és &scolhido! (por Mike Shea), em 2000/2005;

3ª – BRaZiL éH Israel! (por Leonildio Oliveira), em 2002. {interpretado por este servo do SR! como: BRaZiL éH Israel (à SEMELHANÇA no cHamado), sendo: Israel (pela kasa de Judá / vara de Jacó = Judeus naturais e Judeus Messiânicos), nação &scolhida & BRaZiL (pela kasa de José /vara de Efraim = Igreja CHRistã), nação &leita (&leições presidenciais) – Teoria das 02 tábuas / kasas / nações} (Isa 41.8, 42.1, 43.1 e 44.1; Eze 37.16-19; Mat 5.17, 6.9-10 e 25.1-13; Luc 12.54-55; Atos 3.21 & Apo 4.4, 12.6, 14 e 17b)

4º - Brasília Pça 4º Poder!  A partir de 26Nissan5778 (22Abr..17), dia do descobrimento e #NOVAUnção para nossa nação para impactar as nações! ...  72 horas de INTERcessões, vigílias, orações e Atos PROFéticos! Foi RH4ma em Ato PROFético, que a partir daquele dia, a Praça dos três Poderes seria conhecida como “Praça 4º Poder”!

PS!

No lado leste daquela Praça tem uma silhueta de pomba, que simboliza o Espírito SANTO, que governa a Igreja e esta nação e nações!

 Segue o mister dos títulos de besta / oitavo / falso profeta ou falsa profetiza, para RHoma, com seus papados, quiçá apenas falso profeta, que tolera ou apoia a falsa profetiza, pelo espírito de Jezabel (Apo 2.18-24), também quiçá para Emmanuel Jean Macrom (rei francês), mente e cérebro da figura do dragão vermelho, pela silhueta da geografia global, vislumbre da Batalhas Finais de Apocalipse 12 (prelúdio, “meio” & final da 70ª semana de Daniel), atente para Provisão do SR! pela foto abaixo:



Atente que “há um duplo 4º reino no globo terrestre”, que pelejam entre si: um do lado oriental, liderados pela mente celebre, Makrom, e outro do lado ocidental, apoiado por reinos do norte, que é uma simbologia do Rei do Sul, pela descrição PROFética de Daniel 11.29, 32-40.

Amor, fé, esperança, graça, comunhão, justiça e PAZ!

 

Fontes:

1.     https://www.youtube.com/watch?v=07UYqroOWP4 (Miquéias Castrese - Primícias Kislev Rosh Chodesh 5781/2020 – Heap 77/20 – Compendio)

2.  https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/2032010/jewish/O-Ms-de-Kislv.htm (CHabad - O mês de Kislev)

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Mitos e Verdades sobre os Últimos Dias (Meno Kalisher) – Primeira Confer...


Shalom Adonai amado (a) no SENHOR!

Seja tremendamente abençoado (a) ao assistir esta Palavra com o Pastor Meno Kalisher de Israel acerca dos Mitos e Verdade sobre os Últimos Dias, na Primeira Conferência PROFética da Obra Missionária Chamada para Meia Noite.

Amor, fé, ESPerança e PAZ!

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

FELIZ, 8º mês, Chesvan! Hoje, 1º Iom (1º dia)! +++ !


FELIZ, 8º mês, Chesvan!   Hoje, 1º Iom (1º dia)!

Significado e compreensão PROFética!

 

SHalom Adonai amado (a) no SENHOR!

Seja BEM vindo (a) ao “nosso” 8º mês, de Chesvan, do Calendário ORIGINAL Bíblico, seguindo ordens do Senhor a Moisés (Mosheh), quando ELE estava para enviar a décima praga ao Egito, ao celebrar aquela Páscoa, para LIBERTAR Israel daquele Egito natural! O SENHOR Selou ou deixou Sinais por amor a Israel & a Igreja, Suas nações &scolhidas & &leitas que formam a Noiva do Cordeiro & Leão da tribo de Judá! A contagem e preparação do Tempo & Juízo contra as nações pagãs!

Este mesmo mês vos será o princípio dos meses (Nissan ou Abib), este vos será o primeiro dos meses do ano. (Êxodo 12.2)

ATENTE para o que disse o SR! J!-YeshuaH:

17  Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, MAS CUMPRIR.

18  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.  (Mateus 5.17-18) Medite PROFundamente no verso 19 deste capítulo:

19  Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

Se o Messias declarou que não veio para mudar esta lei do Calendário ORIGINAL, acaso então “não foi o espírito anticristo” que induziu os homens a muda-La, assim como Constantino, também o fez com a lei do sábado e na idade média com o segundo mandamento do decálogo?!

 

Assista ao vídeo desta publicação e veja o significado deste mês e entenda “em parte” porque {a tradição judaica}, conta o tempo a partir do mês sétimo (TisHRei), e não conforme a ordenança do SENHOR, conforme descrito acima, acerca do Calendário ORIGINAL!

Acredito que já estamos no “INÍCIO do tempo” para Restaurar todas as coisas, conforme escrito em:

 

E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes.

Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,

E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.

O qual convém que o céu contenha {até aos tempos da restauração de tudo}, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.  (Atos 3.17-21)

E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração. (Isaías 61.4)

 E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.

 Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,

Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.  (Isaías 58.12-14)

E não dizem no seu coração: Temamos agora ao Senhor nosso Deus, que dá chuva, a temporã {de OUTono, sob Israel e nações do norte} e a TARDIA {da PRImavera, sob o BRaZiL e nações do sul}, ao seu tempo; e nos conserva as semanas determinadas da sega. (Jeremias 5.24)

Vivemos num PARAlelo PROFético entre os dias de Daniel, Esdras, Neemias alguns outros PROFetas e tempo da Igreja PRImitiva, pois estamos muuuui próximos do 1º Fim (1ª Ressurreição & Rapto da Noiva (cinco virgens PRUDentes ou Fiéis!), por isso, creio ser tempo de #DespertarparaCONSENSOTH4osJÁ dentro do CORPUS CHRist, para que possamos ter Amor em Unidade, para perdão, COMUNHÃO, justiça & CONSOLO do SENHOR – por meio dessa MAAAaravilhosa cHuva ESPiritual, que possivelmente terá um Derramar DUPLO e simultâneo {possivelmente 12 vezes +++ que o AVIVAmento de Toronto CA no ano de 5766 (..05), veja 2ª RH4ma cHave para o BRaZiL}!.! * *1

 

Abaixo a folhinha deste mês, conjugado com o calendário gHregoriano, que sabemos ser anticristo!

        


Abaixo veja uma breve descrição deste mês de Chesvan e sua compreensão profética:

 

Esse Mês é Cheshvan ou Marcheshvan?

Por Yehuda Shurpin


Pergunta:

Estou confuso sobre o nome deste mês judaico. Alguns chamam de "Cheshvan" e outros dizem "Marcheshvan". Para complicar as coisas, em seu próprio site, você tem os dois nomes. Então, qual é o nome correto para este mês, Cheshvan ou Marcheshvan?

Resposta:

O Talmud de Jerusalém nos informa que “os nomes dos meses vieram conosco da Babilônia.” 1 Até o exílio na Babilônia, os meses eram conhecidos por seu número, por exemplo, “o primeiro mês” ou por nomes que não são comumente usados hoje em dia. De fato, no Livro dos Reis, este mês é chamado de “o mês de Bul, o oitavo mês”,2 contado a partir do mês da primavera de Nissan.

As Escrituras da época do pós exílio na Babilônia (como Ester e Nechemia), enquanto mencionam outros meses, nunca mencionam este mês, portanto não há uma inferência clara das escrituras de uma maneira ou de outra.

Alguns sugerem que “Marcheshvan” parece vir da palavra acadiana que significa “o oitavo mês”. 3

Marcheshvan vs. Cheshvan

Ao longo da Mishná4 e do Talmud,5 e muitos trabalhos posteriores, o mês é chamado Marcheshvan. Esse também é o caso ao enumerar documentos legais judaicos ou ao abençoar o novo mês.6

Por outro lado, descobrimos que, na mais antiga obra esotérica existente, Sefer Yetzirá (o Livro da Formação) - um livro que antecede e é mencionado no Talmud7 - este mês é referido como Cheshvan.8 O Zohar também chama este mês Cheshvan.9 E é assim que costuma ser chamado em aulas e prédicas.

Então, por que a discrepância?

Porque há uma diferença de opinião se o nome verdadeiro do mês é Marcheshvan ou se é realmente Cheshvan e o “Mar” é apenas uma denominação adicionada para descrever o mês. Há uma série de explicações oferecidas quanto ao significado mais profundo por trás do “Mar” em Marcheshvan.

Amargura

Alguns explicam que mar significa “amargura” (pense no maror que comemos em Pessach). O mês é visto como amargo por vários motivos:

  • Após Tishrei, um mês repleto de festas, o mês de Marcheshvan não tem festas.10
  • Sarah e Rachel faleceram durante este mês.11
  • Durante a época do Primeiro Templo, quando a nação judaica se dividiu em dois reinos, Jeroboão, rei das tribos do norte, instituiu um feriado pagão no mês de Cheshvan para combater a adoração a D'us q ue ocorreu em Jerusalém, que estava situada no reino de Judá.12

Uma Goda D’Água

Outros explicam que a palavra hebraica mar significa "uma gota de água", como no verso "como uma gota (mar) de um balde".13 É neste mês que os judeus na terra de Israel começam a orar por chuva. Assim, dizemos mar como uma oração pela chuva.14

Além disso, o Mabul (Grande Dilúvio) nos tempos de Noé começou neste mês.15

(Curiosamente, os comentaristas apontam que o nome original para o mês encontrado nas Escrituras, “Bul”, também é uma referência ao Mabul.16)

Chefe ou Mestre

Alguns explicam que, pelo contrário, o mar em Marcheshvan realmente tem uma conotação positiva, pois a palavra mar pode significar o honorífico “Mestre”. Esse honorífico é dado já que este é o mês em que o rei Shlomo terminou de construir o Primeiro Templo17

Na verdade, também há um elemento de amargura, pois, embora estivesse terminado naquele momento, o Templo não foi dedicado até mais tarde, deixando o mês privado de um possível feriado.

Apesar de a dedicação do Primeiro Templo não ser no mês de Marcheshvan, o Midrash relata que o Terceiro Templo será dedicado neste mês.18 Assim, não apenas não será um mês “amargo”, pelo contrário, será seja um mês de regozijo!19 Sque ocorra rapidamente, em nossos dias!

NOTAS

1. Jerusalem Talmud, Rosh Hashanah 1:2.

2. I Melachim 6:38.

3. Assim, estaria relacionado às palavras Merach-Shwan: Merach - mês e Shwan - oito. Veja, no entanto, o Aruch Hashalem, onde ele sugere que é Merachesh-Van; Merachesh (fluxos) Van (água).

4. Mishná Taanit 1:3-4.

5. Veja por exemplo, Talmud, Rosh Hashanah 7a.

6. Veja, no entanto, Minhagei Vermaisa 234, que diz que o povo de Worms, na Alemanha, tinha o costume de chamar o mês de Cheshvan ao abençoar o mês.

7. Veja por exemplo,Talmud Sanhedrin 65b.

8. Sefer Yetzirá 5:4.

9. Veja por exemplo, Zohar 2:275b, 3:260b, Zohar Chodosh 42a.

10. Veja Sdei Chemed, Maarechet Chatan U’Kallá 23.

11. Veja Esther Rabá 7:13 e Sdei Chemed, Maarechet Chatan U’Kallá 23.

12. I Melachim 12; vehja também Sefer Hatodaá.

13. Yeshuayahu 40:15.

14. Pri Chadash, Even Haezor 126:7.

15. Opinião do Rabino Eliezer no Talmud, Rosh Hashaná 11b.

16. Radak em I Melachim 6:38.

17. Veja,I Melachim 6:38.

18. Yalkut Shemoni, Melachim 184.

19. Torat Menachem, 5742, vol. 1, p. 353-354; Bnei Yissachar 2:56-57.

Por Yehuda Shurpin

Famoso erudito e pesquisador, Rabi Yehuda Shurpin atua como editor de conteúdo em Chabad.org, e escreve a popular coluna semanal Pergunte ao Rabino. Rabi Shurpin é o rabino do Chabad Shul em St. Louis Park, Ninn., onde reside com sua esposa, Ester, e seus filhos.

Sefira Ross é uma desenhista e ilustradora freelance cujas criações originais são publicadas nas páginas de Chabad.org. Ela reside em Seattle, Washington, e seus dias são investidos em seu talentoso trabalho e no papel de mãe. 

Fontes:

1.      1. https://www.youtube.com/watch?v=SISB2I9WXRA  (Efcol Instituto de Restauração - O mês de Chesvan);

 2.      https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4550189/jewish/Esse-Ms-Cheshvan-ou-Marcheshvan.htm  (Chabad – Mês de Chesvan ou Marchesvhan?!).