#VaiSuldeMinas 2012 - Festival de Música Independente e Artes Integradas
O FESTIVAL
Chegando à sua terceira edição consecutiva, o #VaiSuldeMinas 2012 transversaliza ainda mais o conteúdo, reunindo obras e artistas dos setores da música, artes plásticas, fotografia, teatro, literatura e poesia, aliando à preocupação com a formação cidadã e de público, capacitação de agentes, e com a construção de políticas públicas sólidas nas áreas de Cultura e Meio Ambiente, em âmbito regional. Todas as atividades são gratuitas, Livre para todas as idades.
Mais que um festival, uma ação colaborativa que envolve cerca de 100 pessoas na sua realização, entre artistas e agentes voluntários, movimentando a economia local, atraindo o turismo cultural, e fomentando a produção autoral e a participação cidadã da população através dos encontros programáticos e ocupação dos espaços públicos.
CONCEITOS
Esta ação insere na agenda cultural da região do Sul de Minas a Continuidade como fator fundamental, sendo a culminância de uma programação que é desenvolvida ao longo do ano pelo coletivo Corrente Cultural - não tendo um fim em si mesmo. Outros valores do projeto são:
- o trabalho colaborativo em rede
- a economia criativa e solidária
- a circulação nacional de artistas e agentes
- o protagonismo jovem
- a visibilidade do polo turístico e cultural
- a sustentabilidade
- a consciência ambiental
GESTÃO COMPARTILHADA
Idealizado pelo coletivo Corrente Cultural no ano de 2010, o #VaiSuldeMinas configura-se como uma plataforma de gestão compartilhada, agregando parceiros e apoiadores interessados em propostas inovadoras, e que tenham como missão a responsabilidade social. O resultado disso é um ambiente de mediação e respeito, no qual cada uma das partes se coloca à disposição para contribuir de acordo com o perfil de atuação (Poder Público, Sociedade Civil Organizada, Iniciativa Privada).
Neste ano o festival conta com o suporte dos seguintes atores:
Coletivo Corrente Cultural
Núcleo de produção independente voltado para uma real movimentação artística e cultural no sul de Minas, o coletivo surgiu no final de 2009 e tem como principal objetivo fortalecer a discussão em torno das políticas públicas para Cultura no município. Entre 2010 e 2011 realizou 154 shows de artistas independentes além de 40 encontros de capacitação, 03 mostras audiovisuais e deu visibilidade a 33 expositores. Em 2012 esses números continuam em uma constante crescente. O Corrente Cultural integra o Fora do Eixo, uma rede de trabalho formado por mais de 100 Pontos em todo o país, realizando uma série de ações estruturantes com foco nos setores de comunicação livre, distribuição, circulação, linguagens artísticas, sustentabilidade, economia solidária e políticas culturais.
SESC Poços de Caldas
O Serviço Social do Comércio de Minas Gerais, Sesc Minas, é uma entidade voltada para a prestação de serviços na área social, com 42 Unidades fixas e 17 Unidades volantes de trabalho. O marco de sua fundação é a data de 27 de junho de 1948. Em 2011, com a inauguração do SESC Palladium em Belo Horizonte, a instituição potencializa seus investimentos na área da Cultura, com um olhar multifocal para as diversas expressões artísticas. A unidade Poços de Caldas promove e desenvolve projetos significativos em conjunto com a comunidade e seus demais stakeholders.
CMFI - Circuito Mineiro de Festivais Independentes
A III edição do Circuito Mineiro de Festivais Independentes (CMFI) chega no segundo semestre de 2012 a 20 cidades e potencializa ainda mais os processos colaborativos entre pontos e agentes culturais de Minas Gerais. Cada festival, ao conectar em rede seus shows musicais, saraus, intervenções artísticas e cabarés de teatro, constrói uma ampla plataforma por onde circulam artistas, formando públicos e potencializando estéticas. Na mesma medida, os festivais tornam-se campus de formação livre que agregam laboratórios culturais, por meio de oficinas e observatórios temáticos, e possibilitam percursos de conhecimento espalhados no Estado. Patrocínio: Conexão Vivo.
Departamento Municipal de Cultura
Órgão responsável pela gestão e coordenação dos espaços públicos e projetos de Cultura em Poços de Caldas. Esta Divisão é uma das ferramentas institucionais que compõem a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário