Do Amado para amada, DIZ o Amigo do NOIVO Fiel:

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terça-feira, 30 de novembro de 2021

Chanucá - Milagres à vista! (Rabino Mario Moreno)

    

CHanuká, Milagres à vista! (Mário Moreno)

SHalom Adonai amado (a) no SENHOR!

Assistindo a este vídeo desta publicação, entenda quais são os milagres ocorridos em Israel, no tempo dos Macabeus e que poderão acontecer também em nossas vidas Hoje, a partir do nosso posicionamento diante do Eterno!

Abaixo mais algumas informações de CHanuká, pelo Ministério SHema Israel, dirigido pelo Rabino Mário Moreno:

  

As Luzes de Chanucá Aproximadamente há 2.100 anos, a Terra de Israel estava ocupada pelo império sírio-grego, governado por Antioco. Homem do mal, ele emitiu uma série de decretos com o propósito de forçar o Povo Judeu a abandonar o judaísmo e a adotar a ideologia e os rituais helenistas. Dentre seus esforços para extirpar o judaísmo, ele declarou ilegal o estudo da Torah e o cumprimento de vários de seus principais mandamentos. Ademais, os sírio-gregos profanaram o Templo Sagrado de Jerusalém com seus ídolos. Em resposta à opressão e aos decretos nefastos de Antioco, e percebendo que o futuro do judaísmo estava em jogo, um número pequeno de judeus, os Macabeus, em gritante inferioridade numérica, ergueram contra as forças de ocupação sírio-gregas na Terra de Israel. Ainda que fossem minoria – e de terem o apoio de apenas 10% da população judaica, que já estava se helenizando – os Macabeus derrotaram o poderoso exército sírio-grego, expulsando-os de nossa terra. Quando reconquistaram o Templo Sagrado, em 25 do mês hebraico de Kislev, foram acender a Menorá do Templo – o candelabro de sete braços –, mas se depararam com o azeite de oliva ritualmente puro propositalmente contaminado pelos sírio-gregos. Encontraram, no entanto, um único frasco que havia escapado aos invasores. Continha apenas o azeite suficiente para acender a Menorá durante um único dia – e levaria oito dias para produzir azeite ritualmente puro.

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 A Revelação sobre o Dreidel Você conhece as regras de Dreidel? Você gira um pião com quatro letras hebraicas. Um Gimmel ganha o prêmio inteiro, um Hei ganha metade, Nun não ganha nada e por um Shin você deve pagar. Além do significado cabalístico inerente por trás desse método, existe a origem prática Yiddishe. Gimmel significa Gantz, significando “a coisa toda”. Hei é para Halb, o que significa “metade”. Nun significa Nisht ou “nada”. E Shin é para Shtell arein ou “colocar”. Esses são quatro modos básicos de ser, dependendo da pessoa, de seu período de vida ou de um dia específico. Todos nós temos nossos dias no Gimmel. É quando sentimos que tudo está indo muito bem e saindo de uma forma sensacional. (Já faz um tempo, hein?) Temos nossos dias Hei, quando as coisas estão indo muito bem. O Nun e o Shin não precisam de explicação. Mas cada uma dessas letras representa apenas uma face do Dreidel – apenas um único ângulo ou perspectiva do todo. O que as letras significam? Qual é o “todo” do Dreidel? Ness Gadol Hayah Sham, “um grande milagre aconteceu lá.” Isso se refere ao grande milagre de Chanucá que ocorreu na Terra Santa. A situação parecia terrível e sem esperança. Eles estavam definitivamente tendo um dia Shin. O compromisso de algumas pessoas mudou a situação (como um Dreidel) e

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Atmosfera de Chanucá “E Iosef respondeu a Faraó, dizendo: “Não eu; D-us dará uma resposta [que trará] paz ao Faraó” (Bereishit 41:16). CHANUKAH foi o último feriado judaico a ser estabelecido. Purim havia se tornado um feriado 189 anos antes por causa da milagrosa vitória sobre os persas, e Chanucá foi a resposta à milagrosa vitória sobre os gregos. O mundo mudou drasticamente durante esses 189 anos. Quando Mordechai e Ester planejaram sua virada, os profetas ainda caminhavam pela face da terra. Quando Mattisyahu e seus filhos os realizaram, a profecia se foi há muito tempo e Hester Panim – o esconderijo do rosto de Deus – tornou-se bastante intenso. A maneira como comemoramos os dois feriados reflete realmente essa diferença de realidades. Purim é muito pró-ativo, com muito o que fazer nas 24 horas do feriado: Megillah, Matanot L´Evyonim, Mishloach Manot e, claro, o Mishteh – a festa da bebida! Chanucá, por outro lado, é tão passivo. Você pode fazer um seudah, mas não precisa. É uma “Mitzvah Reshut“. Basicamente, a única mitzvah “real” é a iluminação da Menorá, pelo menos uma vez por vela a cada noite, e apenas fica ao redor dela, sem usar sua luz, por cerca de meia hora. Latkes e sufganiot são puramente opcionais, nem mesmo um “Mitzvah Reshut”, e muito ricos em calorias. Faz Chanukah parecer um feriado de “etiquetar”, que

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Palavra da Torah Chanuká NUN-Nes, GIMEL-Gadol, Ei-Haya, SHIN-Sham- Um grande milagre aconteceu lá! – significado das letras em um Dreidl. Estas velas acendemos pelos milagres e pelas maravilhas e salvações e para as guerras que lutaram nossos pais naqueles dias neste momento através de seus Santos Kohanim. E todos os oito dias estas velas são santos e não temos nenhuma permissão para fazer uso delas, mas apenas para visualizá-las a fim de reconhecer e louvar o seu nome grande, seus milagres e suas maravilhas e suas salvações. (Recitação depois de acender a menorá de Chanucá) Há muita conversa sobre milagres no Chanucá, mas o que é um milagre? A palavra para o milagre “NES” só pode conter a chave para responder a esta pergunta fundamental! Isso eu ouvi há muitos anos do rabino Dovid Gottleib. As letras da palavra “NES” são usadas de três maneiras diferentes. NUN-SAMECH significa um milagre! E também significa uma bandeira, como dizemos diariamente em nossas orações, “v’sah en” – Levante uma bandeira! NUN-SAMECH também pode se referir a um teste! “Depois destas coisas – Elochim nisa es Avraham” D-us testa Avraham”. Agora o que estas palavras, conceitualmente, têm em comum? O que é uma bandeira? Qual é a função de uma bandeira? O que é um teste? Como pode o entendimento desses dois nos ajudar a definir precisamente é que um milagre? Eu

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Amém! Que o Eterno possa Cumprir Suas Promessas de multiplicação para o Seu povo!

Em especial:

4  E edificarão os lugares antigamente assolados, e restaurarão os anteriormente destruídos, e renovarão as cidades assoladas, destruídas de geração em geração.

5  E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinhateiros.

6  Porém vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis.

7  Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.  (Isaías 61.4-7)

3  Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

4  Rugirá o leão no bosque, sem que tenha presa? Levantará o leãozinho no seu covil a sua voz, se nada tiver apanhado?

5  Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? Levantar-se-á da terra o laço, sem que tenha apanhado alguma coisa?

6  Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito?

7  Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. 

13  Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão. (Amós 3.3-7 e 9.13)

1  DIZEI a vossos irmãos: Ami; e a vossas irmãs: Ruama.

2  Contendei com vossa mãe, contendei, porque ela não é minha mulher, e eu não sou seu marido; e desvie ela as suas prostituições da sua vista e os seus adultérios de entre os seus seios.

14  Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.

15  E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito.

16  E naquele dia, diz o Senhor, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor.

17  E da sua boca tirarei os nomes dos Baalins, e não mais se lembrará desses nomes.

18  E naquele dia farei por eles aliança com as feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e da terra quebrarei o arco, e a espada, e a guerra, e os farei deitar em segurança.

19  E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias.

20  E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor.

21  E acontecerá naquele dia que eu atenderei, diz o Senhor; eu atenderei aos céus, e estes atenderão à terra.

22  E a terra atenderá ao trigo, e ao mosto, e ao azeite, e estes atenderão a Jizreel.

23  E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus!

8  Tocai a buzina em Gibeá, a trombeta em Ramá; gritai altamente em Bete-Áven; depois de ti, ó Benjamim.

13  Quando Efraim viu a sua enfermidade, e Judá a sua chaga, subiu Efraim à Assíria e enviou ao rei Jarebe; mas ele não poderá sarar-vos, nem curar a vossa chaga.

14  Porque para Efraim serei como um leão, e como um leãozinho à casa de Judá: eu, eu o despedaçarei, e ir-me-ei embora; arrebatarei, e não haverá quem livre.

15  Irei e voltarei ao meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, de madrugada me buscarão.

1  VINDE, e tornemos ao Senhor, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.

2  Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele.

3  Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

4  Que te farei, ó Efraim? Que te farei, ó Judá? Porque a vossa benignidade é como a nuvem da manhã e como o orvalho da madrugada, que cedo passa.

1  SARANDO eu a Israel, se descobriu a iniqüidade de Efraim, como também as maldades de Samaria, porque praticaram a falsidade; e o ladrão entra, e a horda dos salteadores despoja por fora.

11  Porque Efraim é como uma pomba ingênua, sem entendimento; invocam o Egito, vão para a Assíria. (Oseias 2.1-2 e 11-23, 5.8 e 15, 6.1-4 e 7.1 e 11)

17  E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes.

18  Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.

19  Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,

20  E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.

21  O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. (Atos 3.17-21)

Amor, fé, ESP4rança, gRaça, COMunhão, justiça e PAZ!

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