O 10º mês do calendário judaico, Tevet ocorre durante o inverno.
Na verdade, toda a estação do inverno às vezes é chamada tekufat (estação de)
Tevet na tradição judaica.
2
– Tevet Sempre Tem 29 Dias
Os dois meses precedendo Tevet (Cheshvan e Kislev) podem ter 29
ou 30 dias, dependendo do ano. A partir de Tevet, as coisas são simples.
Tevet tem 29 e Shevat tem 30, estabelecendo um padrão de meses alternativos
que continua pelo restante do ano.
3
– Chanucá Brota em Tevet
Uma menora de gelo, sólida na frente do Chabad de Midtown
Manhattan.
Chanucá começa em 25 de Kislev e continua durante 8 dias. Isso
significa que os dias finais de Chanucá se estendem a Tevet, que de outra
forma seria um mês comum. No caso em que o primeiro dia de Tevet é no Shabat,
este Shabat é uma das poucas vezes em que três rolos de Torá são retirados da
arca durante os serviços matinais. A porção da Torá da semana (Mikets é lida
de um rolo, Rosh Chodesh é lido no segundo, e a porção Chanucá é lida em um
terceiro. A Bênção de Graças Após as Refeições para aquele Shabat (o que
inclui adições para Shabat, Rosh Chodesh e Chanucá) é também a mais longa do
ano.
4
– Esther Foi Levada ao Palácio
No Livro de Esther lemos que ela foi levada ao palácio do Rei
Achashverosh “no 10º mês, que é Tevet.”1 O Talmud explica
que o mês de Tevet era um tempo particularmente oportuno, pois o frio faz “o
corpo ter prazer com o corpo [de outro].”2
5
– O Cerco a Jerusalém Começa
Antes mesmo de receber o nome Tevet, quando era conhecido
simplesmente como o 10º mês, esse foi um tempo significativo na história
judaica. “No décimo mês, no décimo dia do mês, Nebuchadnesar, o rei da
babilônia, ele e todo seu exército, contra Jerusalém, se reuniram contra ele,
e construíram obras de cerco ao redor da cidade.”3
6
– O 10º Dia do Mês é um Dia de Jejum
O Livro de Zecharyá nos diz que quatro dias de jejum irão se
transformar em dias de “jubilo e alegria e boas festas” na era de Mashiach,
incluindo o 10º jejum, uma referencia ao 10º dia de Tevet. Neste dia o povo
judeu pranteia a destruição de Jerusalém, o resultado do cerco que começou
naquele dia. Do nascer do sol ao cair da noite, nenhum alimento ou bebida é
consumido e preces extras são recitadas.
7
– Dois Outros Eventos Trágicos que Também Aconteceram
Uma seção de um antigo grego se entregando do Livro de Esther
A tradição nos conta que o jejum de 10 de Tevet comemora outros
dois eventos trágicos.
Em 8 de Tevet, na introdução de Ptolomeu do Egito, a Torá foi
traduzida ao grego, marcando um forte declínio da espiritualidade judaica, a
Torá agora vista como apenas mais um livro de sabedoria na grande biblioteca
de Ptolomeu.
9 de Tevet é o yahrtzeit de Ezra o Escriba, o líder espiritual
dos judeus que retornaram à Terra de Israel vindos da Babilônia e
reconstruíram o Templo em Jerusalém. A morte deste grande líder, que deixou
uma marca indelével sobre a vida e a observância judaica, foi profundamente pranteada.
Porém um simples jejum foi declarado para todos os três eventos
para que o mês não ficasse repleto de tristeza e luto.
8
– Agentes Não Foram Enviados de Jerusalém
Nos tempos do Templo, no início de todo mês judaico que continha
um feriado, agentes eram despachados de Jerusalém para notificar o povo judeu
em toda comunidade sobre quando o mês tinha começado, para que eles soubessem
quando observar o feriado. Mas nenhum dos emissários era enviado no início de
Tevet. Como o jejum um dia será abolido, não era considerado obrigatório
naquele tempo e não exigia notificação especial.4
9
– Tevet Significa “Afundando”
O nome “Tevet” foi adotado pelo povo judeu durante o exílio na
Babilônia.5 Acredita-se que
denota afundar ou imergir. Isso possivelmente é relacionado ao fato de que a
pesada chuva de inverno transforma grande parte do Oriente Médio num pântano
inundado nessa época do ano.
10
– A Mazal de Tevet é a Cabra
Todo mês judaico está associado com o símbolo do zodíaco que é
dominante naquela época. O símbolo de Tevet é o gedi (cabra ou capricórnio).
11
- Cinco de Tevet é Especial em Chabad
O 5º dia de Tevet é marcado com celebrações em Chabad, pois é a
data em que um juiz federal decretou que a extensa biblioteca deixada pelo
sexto Rebe Lubavitch, Rabi Yosef Yitzchak Schneersohn, de abençoada memória,
pertencia à comunidade, reconhecendo a extraordinária natureza de um Rebe
como uma figura comunitária.
NOTAS
1. Esther 2:16.
2. Meguilá 13 a.
3. II Reis 25:1.
4. Rosh Hashaná 18 a,b e Rashi ad loc.
5. Talmud Jerusalém, Rosh
Hashaná 12.
Por Menajem Posner
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